Rosa dos Ventos

Espaço Cultural Unifor celebra 100 anos da Semana de Arte Moderna em nova exposição

Por Gabriela - Em 25/01/2022 às 11:21 AM

Regina Teixeira De Barros Ares Soares 800

Regina Teixeira De Barros – Foto: Reprodução

Fazendo jus à posição de destaque que assume enquanto equipamento artístico e educacional do Ceará, o Espaço Cultural Unifor está preparando a exposição “Rosa dos Ventos: Semana de 1922 e Sentidos do Moderno”, que explora o impacto do movimento modernista na identidade brasileira.

Sob a curadoria de Regina Teixeira de Barros, a consultoria de Aracy Amaral e com abertura prevista para o dia 22 de março, a mostra reunirá peças de colecionadores particulares e públicos e deve ficar em cartaz até dezembro de 2022.

“A exposição, na verdade, é um tributo à Semana de 1922, mas ao mesmo tempo mostraremos que o modernismo aconteceu em vários lugares do Brasil. Queremos desfazer a ideia de que a semana é um ‘divisor de águas’ e mostrar que o modernismo é um processo de idas e vindas, que ocorre em diversos momentos, em diversos lugares e de maneiras bem distintas”, comenta Regina Teixeira.

Para a exposição, a curadoria escolheu explorar um período de quase meio século, e não somente a tão conhecida Semana de Arte Moderna.

“A ideia é que a exposição seja estruturada em três momentos: artistas anteriores a esse ‘primeiro modernismo’ formam o primeiro núcleo; o segundo núcleo terá os artistas que a gente associa diretamente à primeira geração modernista, como Tarsila do Amaral e Anita Malfatti, entre muitos outros; e um terceiro espaço com os artistas atuantes nas década de 1930 e 1940 que também são importantes para entender o modernismo, incluindo Raimundo Cela, Vicente Leite e Chico de Albuquerque”, destaca a curadora.

Mais notícias

Ver tudo de Notas