Artes cênicas

Espetáculo “Construção Civil” reúne teatro, dança e música em apresentação única em Fortaleza

Por Marlyana Lima - Em 16/12/2025 às 8:31 PM

Whatsapp Image 2025 12 15 At 12.32.04 (1)

A montagem tensiona as relações entre corpo, arquitetura, espaço urbano e materialidade – Fotos: Igor Cavalcante

A cena artística de Fortaleza recebe, nesta quarta-feira, 17 de dezembro, uma experiência cênica que ultrapassa fronteiras tradicionais das artes da cena. O espetáculo “Construção Civil”, da Inquieta Cia., estreia às 19h, no Teatro B. de Paiva – Hub Cultural Porto Dragão, reunindo teatro, dança e música em uma proposta coletiva que convida o público a participar ativamente do acontecimento artístico.

Construída a partir de um processo colaborativo intenso, a obra nasce de uma residência artística de cinco dias com 20 artistas locais, que integram o elenco e fortalecem o caráter coletivo da criação. Em cena, corpos e materiais se organizam como em um mutirão simbólico, onde ritmo, madeira e presença constroem e desmontam significados, instaurando um estado contínuo de atenção, pausa e escuta.

Mais do que uma apresentação convencional, “Construção Civil” propõe uma vivência. Segundo Andreia Pires, integrante da Inquieta Cia., o espetáculo desloca hierarquias tradicionais da cena: “no lugar da função, a ação; no lugar da exibição, a presença; no lugar da forma final, o ensaio permanente. É uma dança que só acontece quando artistas e público se colocam disponíveis para a obra”.

Whatsapp Image 2025 12 15 At 12.32.04

O espetáculo reforça o papel do Hub Cultural Porto Dragão como espaço de encontro, pesquisa e difusão das artes

A montagem tensiona as relações entre corpo, arquitetura, espaço urbano e materialidade, evocando imagens de mutirões, revoluções e articulações coletivas. Ao assumir a imperfeição como método criativo, a encenação aposta mais no processo do que no resultado final, dialogando com o caos, as irregularidades e as camadas históricas do Brasil e da própria Fortaleza, que emergem como matéria poética e política do espetáculo.

O trabalho dá continuidade às investigações híbridas da Inquieta Cia., reconhecida por transitar entre diferentes linguagens artísticas e contextos socioculturais. “Construção Civil” se conecta a pesquisas desenvolvidas em obras como “Pra Frente o Pior” e nas exposições “Derivações do Pior”, “Ainda Pior de Novo” e “Adiante”, consolidando uma trajetória marcada pela experimentação e pelo diálogo direto com o público.

Com duração de 40 minutos e classificação livre, o espetáculo reforça o papel do Hub Cultural Porto Dragão como espaço de encontro, pesquisa e difusão das artes contemporâneas em Fortaleza, oferecendo ao público uma oportunidade singular de vivenciar uma obra em permanente construção.

Serviço
Espetáculo: Construção Civil — Inquieta Cia.
Data: 17 de dezembro (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Teatro B. de Paiva – Hub Cultural Porto Dragão (Rua Boris, 90c – Fortaleza, CE)
Ingressos: R$ 20 (inteira) | R$ 10 (meia)

Vendas no site

Mais notícias

Ver tudo de Notas