Exposição “O fotógrafo Chico Albuquerque, 100 anos” está em cartaz no Centro Dragão do Mar

Por Admin - Em 31/07/2017 às 5:24 PM

A mais completa mostra sobre a obra do mestre da fotografia Chico Albuquerque pode ser apreciada na exposição “O fotográfo Chico Albuquerque, 100 anos” até 31 de agosto no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Realizada pelo Instituto Moreira Salles (IMS), do Rio de Janeiro, e a Terra da Luz Editorial, do Ceará, a exposição apresenta cerca de 400 fotografias, objetos, livros, recortes, filmes (“It’s All True”, “Cangaceiros”), documentários, vídeo sobre o livro Mucuripe e entrevistas, retratando mais de 65 anos dedicados à arte das imagens.

O pioneirismo, suas múltiplas habilidades e seu extremo domínio da luz e da técnica levaram “Seu Chico” ao patamar de mestre de gerações de fotógrafos Brasil afora. A mostra apresenta as várias fases de sua vida e obra, de 1947 a 1985, incluindo os primeiros anos da ABAFILM, o trabalho de still do filme It’s All True, do cineasta Orson Welles, e os registros do cangaço feitos por Benjamim Abrahão, cujo serviço foi contratado pela ABAFILM.

A exposição resgata também sua mudança para São Paulo, onde abriu seu estúdio e destacou-se como um dos melhores retratistas do país, tornando-se um ícone da fotografia publicitária no Brasil, atividade que iniciou em 1949 junto às maiores agências de publicidade nacionais e internacionais.

Interessou? A visitação acontece de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). A entrada é gratuita.

 


Mucuripe de Chico Albuquerque

Foto: Reprodução

Mais notícias

Ver tudo de Notas