Exposição traz a arte de Daniel Hourdé ao campus da Unifor

Por Admin - Em 22/03/2016 às 7:01 AM

Já imaginou caminhar pelos bosques da Unifor e se deparar com corpos nus em meio às árvores? A partir de hoje até o dia 29 de março, será possível conferir pelo campus, oito esculturas humanas em bronze e aço, além de desenhos feitos em carvão e instalações de papel no hall da Biblioteca. As obras são de autoria do artista francês Daniel Hourdé e compõem a exposição Lendas e Aparições. A iniciativa surgiu de uma parceria entre a Unifor e a Galerie Agnès Monplasir, localizada em Paris.

O trabalho de Hourdé é atravessado por referências a narrativas fantasiosas que há séculos encantam ou aterrorizam pessoas do mundo inteiro, buscando evidenciar a essência humana e sua relação com o universo. O acervo de corpos nus esculpidos de maneira realista demonstra extremo conhecimento anatômico e avançadas técnicas de modelagem. A comparação com outro escultor francês, o célebre Auguste Rodin, faz-se inevitável.

Para o vice-reitor de extensão da Unifor, Randal Pompeu, a utilização de espaços não usuais (no caso, os jardins da universidade) para a exibição de trabalhos artísticos, garante maior proximidade entre os alunos e a arte. “Assim, as obras ficam mais próximas da comunidade acadêmica que, certamente, será bem impactada pela beleza de Hourdé, resultando em uma interação direta entre o trabalho do artista francês e a natureza encontrada na Universidade”, explica.


Mais notícias

Ver tudo de Notas