conexão cultural

Exposições no Sesc Pompeia abrem a Temporada França-Brasil 2025 em São Paulo

Por Marlyana Lima - Em 23/08/2025 às 5:16 PM

29. Alexia Arte Sagrado

Alexia Arte Sagrado – Arte de mulheres negras é destaque no Sesc Pompeia – Foto: Divulgação

As exposições “O Poder de Minhas Mãos” e “PLAY – FITE” inauguram, neste fim de semana, a programação da Temporada França-Brasil 2025, em São Paulo. O evento celebra os 200 anos das relações diplomáticas entre os dois países, com atividades culturais, científicas e sociais, tendo como eixos temas como clima, diversidade e democracia.

A iniciativa nasceu do diálogo entre os presidentes Lula e Emmanuel Macron, em 2023, e já teve como marco inicial o Festival Convergências, realizado em Brasília desde o dia 18 e que se encerra neste sábado (23). A programação incluiu música instrumental, artes visuais, arte circense e debates sobre inovação e cultura.

Programação em São Paulo

A partir deste sábado (23), a capital paulista se integra às comemorações. No Sesc Pompeia, a mostra “O Poder de Minhas Mãos” apresenta obras de artistas negras de África, da diáspora e do Brasil, explorando como temas íntimos podem se transformar em atos políticos.

O fim de semana também contará com o espetáculo acrobático Les Voyages, da companhia francesa Cie XY, no Parque da Independência; a performance “Atomic Joy”, da artista Ana Pi, na Pinacoteca; e o Concerto Noite França-Brasil, unindo músicos dos dois países e da África.

“O Poder de Minhas Mãos”

A exposição coletiva tem curadoria de Odile Burluraux, do Museu de Arte Moderna de Paris, da angolana Suzana Sousa e da brasileira Aline Albuquerque. Dividida em quatro eixos — Estórias Pessoais, Histórias e Ficções, O Pessoal é Político e Performances —, ficará em cartaz até 18 de janeiro de 2026.

O público terá contato com um panorama da arte contemporânea produzida por 25 artistas mulheres racializadas, que abordam temas como ancestralidade, identidade, espiritualidade, corpo, afeto, relações de poder, trabalho e dinâmicas de exclusão e pertencimento.

“PLAY – FITE”

Já neste domingo (24), será inaugurada a exposição “PLAY – FITE”, também parte da temporada. Exibida na Bienal Têxtil de Clermont-Ferrand em 2024 e organizada pelo Museu Bargoin, a mostra reúne mais de 40 obras que exploram a relação entre o universo têxtil e o lúdico.

No Brasil, ficará em cartaz até 25 de janeiro de 2026, destacando artistas nacionais e internacionais que utilizam elementos têxteis em diálogos com jogos, brincadeiras e reflexões sobre identidade, corpo e cultura.

Para o diretor do Sesc São Paulo, Luiz Deoclecio Massaro Galina, a proposta é ampliar o caráter educativo e reflexivo da arte: “O Sesc celebra o fortalecimento das parcerias institucionais, e recebe a mostra em sua ludicidade, na expectativa de possibilitar momentos de descontração e também de reflexão.

Mais notícias

Ver tudo de Notas