Poética visual

Fabiana Queiroga lança a exposição “ENTRE: híbrido, vida e morte” no Fairmont Rio

Por Paulla Pinheiro - Em 19/09/2025 às 10:27 AM

Anna Mello, Fabiana Queiroga E Miguel Gonçalves

Anna Mello, Fabiana Queiroga E Miguel Gonçalves

Na quinta-feira (18), o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana foi palco da vernissage da exposição “ENTRE: híbrido, vida e morte”, da artista e poeta visual . A mostra, com curadoria de Christiane Laclau, reuniu convidados da cena artística e cultural carioca — entre eles Esther Bonder, Alberto Saraiva, Gilson Martins, o fotógrafo André Nazareth, o executivo Miguel Gonçalves e as arquitetas Teka Mesquista e Isaura Gama.

O trabalho de Fabiana propõe uma reflexão sobre o tempo e a ancestralidade. Em sua poética, memória e linhagem materna se entrelaçam, transformando nascimento, duração e morte em matéria artística. Sobre linho ou tecidos reciclados da indústria da moda, as telas em tons avermelhados mesclam óleo e bordados feitos com fibras de PET, evidenciando a força do híbrido.

Para Christiane Laclau, curadora da mostra, “ao pensar o efêmero como continuidade, a artista trata da vitalidade que se renova no que parecia inútil, devolvendo à matéria o tempo entre a vida que carrega a morte e a morte que pulsa a vida”.

A exposição integra o projeto Fairmont Art Gallery, que transformou o sexto andar do hotel em espaço cultural voltado a artistas contemporâneos. Já passaram pelo local nomes como Alberto Saraiva, Marcos Cardoso e Isabel Becker. Agora, é a vez de Fabiana Queiroga conduzir o olhar do público por caminhos onde arte, memória e natureza se encontram.

Confira os clicks!

FOTOS: REGINALDO TEIXEIRA

Mais notícias

Ver tudo de Notas