em setembro
Festival Cine Ceará chega à 35ª edição com destaques nacionais e internacionais
Por Marlyana Lima - Em 25/08/2025 às 1:08 AM

O Agente Secreto, filme com Wagner Moura e dirigido por Kleber Mendonca Filho será exibido no Cine Ceará – Foto: Victor Juca
O Cine Ceará chega à sua 35ª edição entre os dias 20 e 26 de setembro de 2025 e anuncia uma programação especial que reúne títulos de destaque no circuito de festivais nacionais e internacionais. Entre os destaques estão “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, “Para Vigo Me Voy!”, de Lírio Ferreira e Karen Harley, além da exibição dos quatro curtas produzidos pelo programa Directors’ Factory Ceará Brasil, apresentados anteriormente no Festival de Cannes.
A exibição de “O Agente Secreto” faz parte de uma série de sessões especiais do longa antes de sua estreia nacional, marcada para 6 de novembro. O filme acompanha Marcelo (Wagner Moura), especialista em tecnologia que retorna ao Recife em busca de paz após fugir de um passado misterioso. Ao reencontrar a cidade, descobre que o lugar está longe de ser o refúgio desejado.

Exibição de Para Vigo Me Voy! faz parte da programação do festival cearense
Já “Para Vigo Me Voy!” chega ao festival após o lançamento mundial em Cannes e a estreia brasileira no Festival de Gramado. O documentário percorre a trajetória do cineasta Cacá Diegues, destacando sua habilidade única de traduzir o espírito do tempo em suas narrativas cinematográficas.
Directors’ Factory Ceará Brasil
O Brasil foi o país de honra no 71º Festival de Cannes, ocasião em que a cultura cearense marcou presença com o programa Directors’ Factory Ceará Brasil. A iniciativa, que teve Karim Aïnouz como mentor, é voltada à formação profissional de jovens realizadores, em uma perspectiva de internacionalização do audiovisual cearense.

Jovens diretores e produtores do Directors’ Factory Ceará Brasil
O projeto abriu a Quinzena de Cineastas em Cannes e agora traz ao Cine Ceará os curtas:
“A Fera do Mangue”, de Wara (Ceará) e Sivan Noam Shimon (Israel);
“A Vaqueira, A Dançarina e O Porco”, de Stella Carneiro (Alagoas) e Ary Zara (Portugal);
“Ponto Cego”, de Luciana Vieira (Ceará) e Marcel Beltrán (Cuba);
“Como Ler o Vento”, de Bernardo Ale Abinader (Amazonas) e Sharon Hakim (França).
O programa é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, com participação do Museu da Imagem e do Som do Ceará e da Escola Porto Iracema das Artes, ambos da Rede Pública de Espaços Culturais do Ceará (Rece). Conta ainda com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, o Instituto Dragão do Mar e apoio do Projeto Paradiso.
Mais notícias
REFERÊNCIA NACIONAL

























