Sétima arte

Festival de Cinema de Gramado encerra 53ª edição em grande estilo com a entrega de Kikitos

Por Jussara Beserra - Em 25/08/2025 às 8:20 AM

Vencedores

Vencedores da 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Fotos: Lucas Ramos / Brazil News

Gramado respirou cinema por onze dias e se despediu com a consagração de talentos no palco do Palácio dos Festivais. A 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado reuniu público, estrelas e homenagens, entregando 52 prêmios, sendo 40 Kikitos, em noites que exaltaram o poder da sétima arte de emocionar, transformar e conectar.

Vencedores

Vencedores (2)

Vencedores no prêmio Kikito. 

O grande destaque desta edição foi o longa “Cinco Tipos de Medo”, de Bruno Bini (MT), que arrebatou quatro Kikitos, incluindo os de Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Montagem e Melhor Ator Coadjuvante para Xamã. Com histórias entrelaçadas, o filme mergulha em dramas humanos e arrebatou o júri pela força narrativa.

Outro momento marcante foi a vitória de “Papagaios”, dirigido por Douglas Soares (RJ), eleito pelo júri popular como Melhor Longa Brasileiro e premiado ainda por Direção de Arte, Desenho de Som e pela performance de Gero Camilo, consagrado Melhor Ator. A emoção também tomou conta quando Malu Galli recebeu o Kikito de Melhor Atriz por “Querido Mundo”, de Miguel Falabella.

Do Paraná, o filme “” conquistou o júri da crítica e levou três Kikitos, entre eles o de Melhor Direção para Laís Melo e o de Fotografia. Já “A Natureza das Coisas Invisíveis”, de Rafaela Camelo, brilhou com os prêmios de Melhor Trilha Musical e Melhor Atriz Coadjuvante para Aline Marta Maria. Na categoria documentário, “Lendo o Mundo”, sobre a experiência transformadora de Paulo Freire nos anos 1960, foi o grande vencedor.

Homenageados

Além das premiações, o festival reservou espaço para a reverência a grandes nomes. Rodrigo Santoro foi ovacionado ao receber o Kikito de Cristal pelos 30 anos de carreira, reafirmando seu lugar como ícone do cinema nacional. Marcélia Cartaxo, uma das intérpretes mais potentes do país, levou o Troféu Oscarito, enquanto a produtora Mariza Leão foi laureada com o Troféu Eduardo Abelin, pela contribuição à indústria cinematográfica brasileira.

Na Calçada da Fama, pelo menos 12 artistas eternizaram suas marcas, entre eles Miguel Falabella, Edson Celulari, Malu Galli e Denise Fraga, reforçando a memória coletiva que o festival preserva. E no tapete vermelho, os olhares também se voltaram aos integrantes da banda Calcinha Preta, que desfilaram entre estrelas e celebridades, acrescentando ainda mais glamour à despedida.

Confira os melhores momentos!

Mais notícias

Ver tudo de Notas