Tradição lituana
Festival LABAS leva sabores, mitos e ritmos da Lituânia à Casa Museu Ema Klabin, em São Paulo
Por Paulla Pinheiro - Em 29/05/2025 às 12:06 PM

Grupo Rambynas encanta o público com danças folclóricas – Foto: Divulgação
Nos jardins assinados por Burle Marx e entre obras de Portinari, Tarsila e Chagall, a Casa Museu Ema Klabin, no Jardim Europa, em São Paulo, abre espaço para outra forma de memória: a ancestralidade lituana. No sábado (31) e no domingo (1º), o local recebe a sexta edição do Festival LABAS, realizado pelo Consulado Geral da Lituânia em São Paulo. Com entrada gratuita, o evento mergulha nas raízes culturais do país báltico com programação que cruza música, mitologia, gastronomia, literatura e artesanato.
Ao longo dos dois dias, o público poderá assistir à apresentação do grupo Rambynas, que traz danças folclóricas embaladas por polcas e quadrilhas em trajes típicos bordados. No palco principal, a cantora e apresentadora Loreta Sungailienė promete emocionar com repertório do folclore tradicional — acompanhada do instrumento kanklės, símbolo da música lituana.
Na parte das oficinas, Janete Zizas conduz um encontro sobre a técnica do karpiniukai, recortes em papel feitos à mão que remetem à flora e fauna do país. Entre os destaques das palestras, Natália Baria apresenta a obra do pintor e compositor Mikalojus Konstantinas Čiurlionis, enquanto Paulo Vyšniauskas mergulha no simbolismo das árvores na mitologia e nos rituais lituanos. Já o cônsul honorário Carlos Levenstein conduz o bate-papo “Novos Pontos Turísticos na Lituânia”, revelando roteiros que fogem do óbvio — de castelos medievais a paisagens naturais ainda pouco exploradas.
A programação também inclui uma encenação teatral do conto mitológico “Jūratė e Kastytis”, história de amor entre uma deusa do mar e um pescador, além de feira de artesanato com peças em marchetaria, ovos pintados (margučiai) e esculturas decorativas.
No cardápio, a culinária típica reforça os vínculos sensoriais com o país de origem da família Klabin: šaltibarščiai (sopa fria de beterraba), kugelis (torta de batata com bacon), sardinha marinada, pães rústicos, doces como šakotis e žagarėliai, além de degustação de chocolates da marca Pergalė. Entre os líquidos, o licor de mel krupnikas, o fermentado gira e chopes artesanais completam o ritual.
Serviço:
Festival da Lituânia Labas
31/05 e 01/06/2025 (sábado e domingo)
11h às 18h

Casa Museu Ema Klabin recebe mais uma edição do Festival LABAS, celebrando a herança lituana – Foto: Divulgação
Mais notícias
REFERÊNCIA NACIONAL

























