edição comemorativa

Fetrans recebe em fevereiro projetos socioambientais para o 20º Prêmio Melhoria Qualidade do Ar

Por Viviane Ferreira - Em 30/01/2023 às 1:36 PM

Chiquinho Feitosa

Presidente da Fetrans, Chiquinho Feitosa

As empresas do setor de transporte do Ceará, Piauí e Maranhão inscritas na edição comemorativa de 20 anos do Prêmio Melhoria da Qualidade (PMQA), promovido pela Federação dos Transportes (Fetrans) em conjunto com o Sest Senat, devem ficar atentas ao cronograma da premiação, que será realizada em de junho, em Fortaleza.

O prazo para a submissão dos projetos acontecerá durante todo o mês de fevereiro. As empresas podem acessar o edital pelo site da Federação (fetrans.org.br).

Neste ano, a premiação celebrará a longevidade e a parceria com as empresas participantes que, ao longo de duas décadas, têm aderido às propostas e aos objetivos do Prêmio, e evoluído junto com ele para contribuir de maneira cada vez mais eficaz para a sustentabilidade do setor.

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o PMQA buscar atender às mais atuais demandas sociais, ambientais e econômicas do Transporte, do País e do mundo, promovendo ações transversais e o engajamento de todos os stakeholders em torno do respeito ao meio ambiente e à preservação do planeta.

Desde a última edição, o Prêmio possibilita a participação de todos os modais do transporte (rodoviário, aéreo, ferroviário, metroviário, dutoviário e hidroviário). Foi a primeira vez que uma premiação do setor de transportes passou a contemplar todos os modais. Ao todo, concorreram 49 empresas. Para a 20ª edição, também estão sendo preparadas novidades.

Prêmio Melhoria Qualidade do Ar

Criado em 2002, o PMQA já premiou mais de 280 projetos de empresas do setor de transportes pelas ações de responsabilidade socioambiental e homenageou mais de 40 personalidades e instituições já com o Troféu Destaque Ambiental.

O PMQA é uma das ações da Fetrans promovidas através do Programa Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, que é desenvolvido e promovido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional Aprendizagem do Transporte) e executado regionalmente pela Fetrans.

Desde 2007, o Despoluir realiza atividades práticas, que visam a solucionar os impactos ambientais advindos do transporte. Ao longo da sua trajetória, foram mais de 3,4 milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos.

Sobre o Despoluir

O Programa Despoluir, ao longo dos seus 15 anos, realizou mais de 3,6 milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos. Os ganhos para o setor são percebidos desde a redução do consumo do diesel dos veículos – implicando a diminuição de poluição e de custos – até a melhoria das condições de saúde dos profissionais do transporte, passando pelo acesso a informações técnicas voltadas ao meio ambiente.

Mais notícias

Ver tudo de Notas