FIEC e Câmara Brasil-Portugal lançam Centro de Mediação e Arbitragem

Por Admin - Em 23/11/2015 às 8:48 AM

A Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBP-CE), com o apoio da Federação de Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e em cooperação com a Câmara Nacional de Mediação e Arbitragem dos Profissionais Liberais (CNA), promove o lançamento oficial do seu Centro de Mediação e Arbitragem (CMA).

A solenidade será realizada logo mais, às 19 horas, no auditório Waldyr Diogo da Fiec, e contará com a presença do Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sidnei Agostinho Beneti, e do presidente da Fiec, Beto Studart. Na ocasião, serão também empossados os membros do Comitê Gestor do Centro, constituído por representantes da FIEC, CBP-CE e CNA.

No Brasil, a Mediação e Arbitragem foi instituída pela Lei Federal nº 9307 de 23 de setembro de 1996. O sistema de arbitragem é largamente aplicado em outros países, tais como Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Espanha, entre outros, com sucesso absoluto e consequente desafogo do Poder Judiciário.

No Ceará, seguindo o exemplo de outras câmaras de comércio internacional, a criação do Centro de Mediação e Arbitragem da Câmara Brasil-Portugal irá estabelecer um centro de referência para toda a região Nordeste. Serviços de excelência serão postos à disposição do público, aliando-se à tradição da Câmara no fomento e geração de negócios e no estímulo ao diálogo em seus quase 15 anos de existência. 

Responsável pela palestra magna durante o lançamento da CMA, o Ministro Sidnei Beneti abordará sua trajetória no Judiciário, com destaque para sua atuação como Árbitro dos Centros de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá em São Paulo e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, tendo Integrado a comissão de anteprojeto da Lei de Mediação Processual.

Mais notícias

Ver tudo de Notas