Grupos definidos
Fifa sorteia grupos da Copa 2026; Brasil enfrenta Marrocos na estreia
Por Paulla Pinheiro - Em 05/12/2025 às 4:46 PM

O sorteio oficial dos grupos da Copa do Mundo de 2026 foi realizado nesta sexta-feira, 5 de dezembro, em Washington
A Copa do Mundo de 2026 ganhou forma nesta sexta-feira (5), em Washington, com a apresentação dos 12 grupos da primeira edição do torneio ampliado para 48 seleções. A cerimônia confirmou 42 vagas já garantidas, enquanto outras seis seguem abertas, à espera das repescagens marcadas para março.
O sorteio respeitou o tradicional ritual das bolinhas: as seleções foram distribuídas em quatro potes com 12 equipes, organizados pelo ranking da Fifa. Os três países-sede — Estados Unidos, México e Canadá — tiveram bolinhas coloridas e posições previamente definidas (grupos A, B e D). As demais foram brancas e sorteadas para os grupos de A a L, respeitando a regra de até duas seleções europeias por chave e apenas uma representante de cada confederação nos demais casos.
Foi nesse cenário que o Brasil apareceu no Grupo C, ao lado de Marrocos, Haiti e Escócia. A Seleção já tem seu roteiro inicial delineado: estreia em 13 de junho (sábado) contra os marroquinos; enfrenta o Haiti em 19 de junho (sexta-feira); e encerra a fase de grupos diante da Escócia, em 24 de junho (quarta-feira). As partidas acontecerão no Leste dos Estados Unidos, com Atlanta, Boston, Miami, Nova York/Nova Jersey e Filadélfia como possíveis sedes — os horários e estádios serão oficializados pela Fifa neste sábado (6), em transmissão especial com ex-jogadores e analistas.
A cerimônia também confirmou o pontapé inicial do Mundial: México x África do Sul, em 11 de junho, no lendário Estádio Azteca, na Cidade do México, reencontro das seleções que abriram a Copa de 2010. A final está marcada para 19 de julho, no MetLife Stadium, em New Jersey.
Com a chave definida, o Brasil passa a observar os caminhos possíveis. Liderando o Grupo C, enfrentaria o segundo colocado do Grupo F, que reúne Holanda, Japão, Tunísia e um representante da repescagem europeia. A projeção completa inclui confrontos de peso: México nas oitavas, Inglaterra nas quartas e a clássica Argentina numa eventual semifinal — roteiro à altura da estreia deste novo formato, mais amplo, global e imprevisível.
Confira os grupos:
GRUPO A: México, África do Sul, Coreia do Sul e Repescagem Europa D (República Tcheca, Irlanda, Dinamarca ou Macedônia do Norte);
GRUPO B: Canadá, Repescagem Europa A (Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia) Catar e Suíça;
GRUPO C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia;
GRUPO D: Estados Unidos, Paraguai, Austrália e Repescagem Europa C (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo);
GRUPO E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador;
GRUPO F: Holanda, Japão, Europa B (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia) e Tunísia;
GRUPO G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia;
GRUPO H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai;
GRUPO I: França, Senegal, Repescagem Intercontinental 2 (Bolívia, Suriname ou Iraque) e Noruega;
GRUPO J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia;
GRUPO K: Portugal, Repescagem Intercontinental 1(RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia) Uzbequistão e Colômbia;
GRUPO L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá.
Mais notícias
Arquitetura Autoral

























