Poeta das Cores

Filme sobre o pintor cearense Antônio Bandeira tem pré-estreia nesta quarta (9) no Rio de Janeiro

Por Paulla Pinheiro - Em 09/04/2025 às 11:25 AM

O Artista Plástico Francisco Bandeira, Sobrinho De Antônio (3)

O artista plástico Francisco Bandeira, sobrinho de Antônio Bandeira

A pré-estreia do documentário Antônio Bandeira – O Poeta das Cores acontece nesta quarta-feira (9), naEstação NET Rio, no Rio de Janeiro, com presença do diretor Joe Pimentel. O longa traça um retrato sensível e visualmente marcante de um dos grandes nomes da arte brasileira do século XX.

No domingo (14), o filme terá pré-estreia em São Paulo, no Cine Marquise, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. A sessão, marcada para 20h, integra a programação especial de lançamento da obra.

Fortaleza, cidade natal de Antônio Bandeira, recebe o longa no Cine Dragão a partir de quinta-feira (10), com sessões na Sala 1: quinta às 19h30, sexta (11) às 18h, sábado (12) e domingo (13) às 19h, e ainda nos dias 15 e 16, terça e quarta, às 17h40.

Antônio Bandeira – O Poeta das Cores mergulha na trajetória de Antônio Bandeira (Fortaleza, 1922 – Paris, 1967), pintor que integrou o Movimento Modernista de Fortaleza ao lado de Aldemir Martins e Inimá de Paula. Com bolsa do governo francês, estudou na École des Beaux-Arts e na Académie de la Grande Chaumière, em Paris, onde se fixou e se tornou mestre da pintura abstrata.

O filme também acompanha o artista plástico Francisco Bandeira, sobrinho de Antônio, em uma viagem por locais marcantes da vida do tio na França. A semelhança entre os dois salta aos olhos e reforça o vínculo afetivo com a memória do artista. Vencedor do Troféu Mucuripe no Festival Cine Ceará 2024, o documentário reúne depoimentos de nomes como Walter Carvalho e Halder Gomes, além de críticos e familiares, e constrói uma narrativa que aproxima o público de um legado ainda pouco explorado fora do circuito especializado.

Mais notícias

Ver tudo de Notas