Capital em festa

Fortaleza inicia celebrações dos 300 anos com Réveillon histórico que reúne 1,5 milhão de pessoas

Por Marlyana Lima - Em 01/01/2026 às 4:47 PM

608286144 18329518117246491 7389832732398519882 N. (1)

Prefeito de Fortaleza Evandro Leitão e o secretário de Governo da Capital, Júnior Castro – Foto: Reprodução/Instagram 

Fortaleza começou 2026 sob aplausos, música e um céu iluminado. O Réveillon de Fortaleza 2026 – Ligado nos 300 reuniu cerca de 1,5 milhão de pessoas na Praia de Iracema, consolidando-se como um dos maiores e mais simbólicos Réveillons do Brasil e marcando oficialmente o início das comemorações pelos 300 anos da capital cearense.

A virada foi celebrada com uma queima de fogos de 10 minutos, apresentações de grandes artistas nacionais e uma multidão que transformou o litoral da cidade em um espetáculo coletivo de alegria, pertencimento e identidade cultural.

O evento reafirmou a política de descentralização cultural da Prefeitura de Fortaleza. A programação, iniciada ainda no dia anterior, foi distribuída em três polos culturaisPraia de Iracema, Messejana e Conjunto Ceará — ampliando o acesso da população às atividades festivas e fortalecendo a presença da cultura nos bairros.

31 12 Aterro Paulamatoos79

Réveillon na Praia de Iracema, em Fortaleza – Foto: Divulgação/PMF

O prefeito Evandro Leitão destacou que a estratégia reforça o vínculo entre a população e a cidade, além de impulsionar impactos sociais e econômicos positivos. “Esse envolvimento e esse sentimento de pertencimento da população com a cidade onde mora são muito importantes. A gente quer ampliar isso, ampliar os polos. Agora mesmo, no período carnavalesco, estamos ampliando para 25 polos”, afirmou.

Aniversário de 300 anos da Capital

Segundo o gestor, a ampliação dos polos culturais seguirá ao longo de todo o ano, especialmente durante as comemorações do aniversário de 300 anos de Fortaleza, celebrado em 13 de abril de 2026.

“Também no aniversário da cidade, pelos 300 anos de Fortaleza, no dia 13 de abril, vamos ampliar os polos. Para isso, é extremamente importante que a gente esteja andando pela cidade, escutando as pessoas, ouvindo a população. É isso que nós vamos continuar fazendo: com muita humildade, mas sabendo que precisamos avançar cada vez mais”, concluiu.

Impacto econômico e geração de empregos

A secretária de Turismo de Fortaleza (Setfor), Denise Carrá, ressaltou o sucesso da festa, tanto do ponto de vista organizacional quanto econômico. Segundo ela, o evento transcorreu com tranquilidade e segurança, registrando poucas ocorrências.

“A festa ocorreu dentro das expectativas. Foi uma celebração lindíssima, de paz e tranquilidade, com pouquíssimas ocorrências. Os números finais ainda estão sendo consolidados, no entanto, a expectativa é de que, neste período de festas, a cidade registre uma movimentação econômica de cerca de R$ 5 bilhões. Também estimamos a geração de aproximadamente 120 mil postos de trabalho, diretos e indiretos”, declarou.

E283384886a30809e1ea4ceea45d7505

Virada do ano reuniu cerca de 1,5 milhão de pessoas na Praia de Iracema

Uma noite marcada pela diversidade musical

A programação artística começou às 17h, com Marcos Lessa, que levou ao palco clássicos da música cearense, exaltando a identidade cultural local. Na sequência, os Transacionais embalaram o público com sucessos da MPB, do soul brasileiro e músicas carnavalescas, antecipando o clima do próximo Ciclo Carnavalesco.

Às 20h, os Paralamas do Sucesso assumiram o palco. Integrando a turnê comemorativa de 40 anos de carreira, o grupo celebrou o passado e o futuro com um repertório que atravessa gerações.

Entre Música, Encontros E Muita Expectativa Pra Virada, O Réveillon De Fortaleza Também Foi Mome

Coube a Seu Jorge comandar a contagem regressiva para 2026

O axé tomou conta da Praia de Iracema com Claudia Leitte, preparando o público para o momento mais aguardado da noite. Coube a Seu Jorge comandar a contagem regressiva para 2026, diante de uma multidão reunida no Aterro.

Já na madrugada do dia 1º de janeiro de 2026, a festa seguiu com apresentações de Matuê, Wesley Safadão e, encerrando a manhã, Taty Girl, consolidando uma virada histórica para Fortaleza.

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas