ALÉM DO TURISMO

Fortim se transforma em um grande polo de investimentos e novos negócios

Por Marcelo Cabral - Em 11/12/2025 às 5:10 PM

Canto da Barra mar o encontro do Rio Jaguaribe com o Oceano Atlântico, onde estão os hotéis Jaguaríndia Village – acima – e Jaguaribe Lodge                                                             Fotos: Divulgação

O litoral cearense sempre revelou grandes surpresas e uma beleza singular. E é na costa leste que um município vem vivendo uma grande transformação nos últimos anos, identificada inclusive pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o último Censo, Fortim foi a cidade que apresentou o maior crescimento populacional entre os 21 municípios do Vale do Jaguaribe e do Litoral Leste. Hoje, com 17.294 habitantes, um aumento de 16,92% em comparação com o Censo de 2010, a cidade cresceu sem perder sua essência e encanto natural.

Impulsionada pelas ações de incentivo da Prefeitura em tornar o destino mais atraente para novos negócios, e o avanço da hotelaria de experiência, Fortim viu chegar novos comércios, redes de supermercado, ruas com asfalto, limpas e com sinalizações impecáveis.

Praia do Pontal de Maceió, em frente ao Vila Selvagem, tem muito espaço para atividades ao ar livre

A charmosa vila de pescadores, Pontal de Maceió, teve um grande papel nesse avanço. Há pouco mais de 15 anos, empresários franceses enxergaram o potencial turístico da região e inauguraram o primeiro hotel boutique da costa leste, o Vila Selvagem. O empreendimento, hoje com 30 mil m² à beira-mar, ganhou o maior complexo de bem-estar, saúde e esporte do Ceará, incluindo quadras de padel tênis, uma academia de última geração, salas de pilates e yoga, além de um Spa com produtos naturais.

“Fortim é um grande destino para o turismo, gastronomia, mas também para investidores. E isso foi possível por um trabalho em conjunto da Prefeitura, empresários e investidores brasileiros e europeus. Uma cidade bonita, com uma qualidade de vida superior, que está crescendo e conquistando seu lugar na história do Ceará”, comenta Celian Chaufour, sócio-diretor do Grupo JMC.

Nos últimos oito anos, após o Grupo JMC inaugurar mais dois grandes hotéis – Jaguaribe Lodge e Jaguaríndia Village -, foi a vez do mercado imobiliário descobrir o potencial promissor da praia do Canto da Barra. Incorporadoras como a Diagonal e A&B Incorporações, deram o start em grandes condomínios de luxo, levando as casas de veraneio a um novo patamar, e valorizando o metro quadrado da região.

“Hoje temos um dos m² mais valorizados do litoral cearense, com hotéis, restaurantes e casas de altíssimo padrão. É uma região que ainda vai crescer mais, considerando o fluxo de investimento e grandes projetos chegando”, afirma Leonardo Jensen, advogado e sócio da Invest in Ceara.

Outro ponto ressaltado por Jensen é o desenvolvimento da região em torno do kitesurf e wingfoil. Na praia do Canto da Barra, o Jaguaribe Kite, maior centro-escola de esportes náuticos tem atraído cada vez mais praticantes. “Esses esportes trouxeram um outro perfil de turistas estrangeiros e nacionais para Fortim, que é considerado atualmente o melhor local no Ceará para prática”.

Fortim também se tornou um grande polo da alta gastronomia, combinando a cozinha internacional com as iguarias locais. O Festival Gastronômico do Pontal de Maceió, idealizado pelo chef francês Emmanuel Ruz, já está em sua quinta edição e atraindo cada vez mais turistas, que participam de jantares com chefs do Brasil e do mundo, nos hotéis e restaurantes locais.

“Uma das coisas mais lindas que Fortim e Pontal de Maceió têm, e que torna esse lugar tão especial, são as pessoas. Os moradores com toda simpatia e gentileza contribuíram para que os turistas e visitantes se sentissem acolhidos. Os meus hotéis e restaurantes são espelhos do que esse destino é para mim”, acrescenta Celian Chaufour.

Mais notícias

Ver tudo de Notas