compromisso social

Fundação Edson Queiroz lança campanha Doe de Coração 2025 com foco na doação de medula óssea

Por Marlyana Lima - Em 03/09/2025 às 1:33 PM

Lia Brasil, Luany Elvira Carvalho, Randal Pompeu, Manoela Queiroz Bacelar, Igor Queiroz Barroso, Daniela Monteiro E Wilson Neto

Lançamento da campanha Doe de Coração 2025 contou com as presenças de Lia Brasil, Luany Elvira Carvalho, Randal Pompeu, Manoela Queiroz Bacelar, Igor Queiroz Barroso, Daniela Monteiro e Wilson Neto – Fotos Ares Soares / Unifor

Um dos mais tradicionais movimentos de mobilização pela solidariedade no Ceará ganhou um novo capítulo em 2025. A Fundação Edson Queiroz lançou a 23ª edição da campanha Doe de Coração, que neste ano traz como tema “Doe medula. Doe vida. Doe de coração.”. A iniciativa, que desde 2003 promove a conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos, volta-se agora de forma especial para sensibilizar a população quanto à doação de medula óssea.

O lançamento ocorreu no auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor) e reuniu gestores, professores, alunos, colaboradores, representantes da saúde, transplantados e convidados em uma cerimônia marcada por emoção, arte e compromisso social. A coordenação da edição está sob responsabilidade da biomédica Daniela Monteiro, professora do curso de Biomedicina da Unifor.

Na composição da mesa de honra estiveram presentes Manoela Queiroz Bacelar, vice-presidente da Fundação Edson Queiroz; Igor Queiroz Barroso, curador da Fundação; Randal Pompeu Martins, reitor da Unifor; Luany Elvira Mesquita Carvalho, diretora do Hemoce; Lia Brasil, diretora do Centro de Ciências da Saúde da Unifor; Daniela Monteiro, coordenadora da campanha; e Wilson Neto, artista visual responsável pela identidade desta edição.

Esperança e compromisso

Manoela Queiroz Bacelar Vice Presidente Fundação Edson Queiroz CrÉdito Foto (ares Soares)

Manoela Queiroz Bacelar, vice-presidente da Fundação Edson Queiroz

Em sua fala, Manoela Queiroz Bacelar destacou a missão da Fundação em dar continuidade ao legado da campanha. “Nosso objetivo é claro: ampliar a conscientização sobre a doação de medula óssea e contribuir de forma efetiva para a redução da fila de espera por transplantes no Ceará. Que possamos transformar dor em esperança”, reiterou.

A coordenadora Daniela Monteiro reforçou o chamado para que mais pessoas se tornem doadoras: “O cadastro pode ser a única chance de cura para quem luta contra doenças graves de sangue, como leucemias e linfomas. Cada gesto importa. Cada atitude salva.”

Já o artista Wilson Neto comparou o ato de doar com a força transformadora da arte. “Acredito que a doação de órgãos e tecidos funciona de maneira semelhante à arte. Quando doamos, não estamos apenas entregando algo que possuímos. Transformamos esse gesto em um ato que cria novos significados, vínculos e esperanças. Assim como na pintura, a vida se fortalece quando se conecta com a solidariedade”, observou. Sua criação para a identidade da campanha inspira-se na série Documentários, que combina símbolos e imagens do cotidiano em novas narrativas.

Embaixadores da campanha

A campanha também conta com embaixadores que ajudam a multiplicar sua mensagem. O arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Falcão, enviou um vídeo especial em apoio à iniciativa. A jornalista Marina Alves, egressa da Unifor, encerrou o evento com uma mensagem em vídeo de solidariedade e superação.

Durante todo o mês de setembro, a Doe de Coração 2025 realizará ações sociais, episódios de podcast, exibição de filmes e uma jornada acadêmica, ampliando o alcance da causa e aproximando a população do tema.

Confira fotos da solenidade:

Mais notícias

Ver tudo de Notas