estreia no Rio

Gabriela Duarte protagoniza monólogo feminista e reúne estrelas na plateia

Por Jussara Beserra - Em 10/08/2025 às 2:03 AM

Gabriela Duarte

Gabriela Duarte interpreta uma mulher confinada pelo marido no monólogo que estreou no Rio – Fotos: Roberto Filho / Brazil News

Depois de uma temporada de sucesso em São Paulo, o primeiro monólogo da carreira de Gabriela Duarte“O Papel de Parede Amarelo e Eu” acaba de estrear no Teatro I Love Prio, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro.  A peça é inspirada no conto homônimo de Charlotte Perkins Gilman (1860-1935), publicado em 1892 e considerado um marco da literatura feminista.

Dirigida por Alessandra Maestrini e Denise Stoklos, a montagem extrapola a história criada por Gilman, trazendo também o posicionamento pessoal de Gabriela como mulher. “Eu acho que quando uma mulher fala de si, ela acaba falando de todas. E é aí que o tema se amplia”, afirma a atriz.

Na trama, Gabriela interpreta uma mulher confinada em um quarto pelo marido que, aos poucos, desenvolve uma obsessão pelo papel de parede. A performance tem a expressão corporal como parte essencial, incorporando elementos do teatro físico, da dança e da mímica. Para encarnar a personagem, a atriz passou por treinamento com um preparador físico.

Na sexta e no sábado (8 e 9), o espetáculo foi prestigiado por diversos artistas, que aplaudiram Gabriela em cena.  Babi Xavier, Zezé Polessa, Tuca Andrada, Ana Kutner, Roberto Birindelli, Débora Olivieri, Renata Castro e Léo Castro marcaram presença na plateia.

Veja os registros dos bastidores:

Mais notícias

Ver tudo de Notas