LIDERANÇA GLOBAL

Gisele Bündchen é a nova integrante do Conselho do The Earthshot Prize

Por Marcelo Cabral - Em 12/10/2025 às 1:17 PM

Gisele Bündchen, uma das supermodelos mais icônicas do mundo, filantropa e autora best-seller do The New York Times, foi anunciada como a mais nova integrante do Conselho do The Earthshot Prize, renomado prêmio ambiental do planeta. Defensora incansável de causas ambientais e sociais, Gisele torna-se a primeira brasileira a ocupar essa posição, juntando-se a um seleto grupo de líderes globais, entre eles o Príncipe William, Sua Majestade a Rainha Rania Al Abdullah, Cate Blanchett, Sir David Attenborough, Indra Nooyi e outros nomes de destaque internacional.

Gisele Bündchen atua há mais de 20 anos no ativismo ambiental                 Foto: Reprodução/Facebook

Como membro do Conselho, Gisele participará da escolha dos cinco vencedores do prêmio em uma sessão histórica de julgamento liderada por Dame Christiana Figueres, presidente do The Earthshot Prize e arquiteta do Acordo de Paris. O prêmio, que este ano acontecerá em novembro, no Rio de Janeiro, tem como missão identificar, celebrar e apoiar lideranças ambientais transformadoras em todo o mundo, impulsionando soluções inovadoras para os grandes desafios climáticos do nosso tempo.

Duas décadas de ativismo ambiental

Ao longo de mais de 20 anos, Gisele Bündchen construiu uma sólida trajetória de ativismo ambiental. Colaborou de forma próxima com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), liderando campanhas de conscientização globais da UNEP. Também apoiou projetos de conservação de recursos hídricos, incluindo o Projeto Água Limpa, iniciativa criada por ela e sua família no Rio Grande do Sul, sua terra natal.

A atuação da supermodelo internacional se estende a iniciativas de reflorestamento, agricultura regenerativa e proteção da vida selvagem, tanto no Brasil quanto em outros países. Por meio da Fundação Luz, Gisele tem financiado e impulsionado projetos voltados ao empoderamento de mulheres e crianças, educação, saúde e meio ambiente. Nos últimos anos, tem direcionado recursos para proteger todos os biomas brasileiros – Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal – além dos ecossistemas costeiros marinhos.

Compromisso social além das fronteiras

Gisele também é apoiadora de longa data da Lotus House, em Miami, o maior abrigo para mulheres e crianças dos Estados Unidos. Como membro do Conselho, contribuiu para viabilizar a abertura do novo Village Infantil, que oferece programas de pós-escola, serviços terapêuticos e sociais, além de sediar ONGs locais que atendem tanto crianças abrigadas quanto membros da comunidade.

Ao comentar sua nomeação, Gisele Bündchen se disse lisongeada. “É uma honra me juntar ao Conselho do The Earthshot Prize. Proteger a natureza sempre foi algo muito importante para mim, e eu vi o poder das comunidades globais se unindo para apoiar inovações que criam mudanças reais. Cada ação importa, grande ou pequena, e juntos podemos fomentar mudanças para proteger o planeta que chamamos de lar. O prêmio Earthshot dá luz a soluções que inspiram esperança e transformação, e estou orgulhosa de representar o Brasil ao compartilhar essas histórias com o mundo”.

Para Jason Knauf, CEO do The Earthshot Prize, a chegada de Gisele representa um reforço significativo para a missão do prêmio. “À medida que nos aproximamos da maior cerimônia do The Earthshot Prize, no Rio, estamos emocionados em receber a líder climática brasileira Gisele Bündchen, com seu recorde único de liderança e progresso ambiental. Sua paixão e compromisso com o movimento, e sua dedicação em amplificar soluções, serão inestimáveis para nossa missão. Sua voz, liderança e dedicação nos inspiram a continuarmos construindo o futuro que todos desejamos para as pessoas e o planeta”.

Mais notícias

Ver tudo de Notas