Damman Frères
Gran Marquise celebra o retorno do tradicional Chá da Tarde em espaço renovado e com assinatura francesa
Por Marlyana Lima - Em 29/05/2025 às 12:55 PM

Chá Da Tarde Gran Marquise – Fotos: Divulgação
Fortaleza volta a saborear um de seus rituais mais elegantes. O icônico “Chá da Tarde” do Hotel Gran Marquise está de volta, agora em um ambiente totalmente reformulado: a nova Varanda Mucuripe. O retorno desse símbolo de sofisticação oferece uma experiência sensorial completa, unindo paisagens naturais e uma gastronomia de excelência assinada por um mestre da confeitaria francesa.
Concebido pelo chef pâtissier Dominique Guerin, o novo cardápio do chá é uma celebração à pâtisserie francesa clássica. Com mais de 50 anos de carreira, o francês — discípulo do lendário Gaston Lenôtre e ex-professor da renomada escola Le Cordon Bleu — trouxe para Fortaleza o requinte de Paris, sem abrir mão do frescor e da leveza. “Vamos apresentar um chá com conotação de pâtisserie bem francesa, sem o exagero do açúcar e com o refino que o lugar merece. As farinhas são da França e os chocolates são belgas”, detalha o chef, que também treinou pessoalmente toda a equipe envolvida no serviço.

Chef Dominique Guerin
Dominique prima por ingredientes nobres e processos cuidadosos. “Deixamos para finalizar as receitas bem pertinho do horário que inicia o serviço. A ideia é manter crocâncias e texturas”, ressalta. Entre os destaques do novo menu está o prestigiado chá Damman Frères, uma seleção nobre que atravessa séculos de história, desde o reinado de Louis XIV até os dias atuais, conquistando paladares em mais de 60 países.
Nova varanda assinada por Racine Mourão

Varanda Gran Marquise tem projeto assinado pelo arquiteto Racine Mourão
O retorno do tradicional Chá da Tarde acontece em grande estilo. A nova Varanda Mucuripe, onde a experiência é servida, passou por uma transformação completa pelas mãos do arquiteto Racine Mourão. O espaço se revela como uma extensão poética do mar de Fortaleza. “A concepção é abrir o mar por inteiro. É permitir a vivência das águas verdes do mar para cada pessoa que decide se acomodar na Varanda Mucuripe”, define Mourão.
Com design contemporâneo e inspiração natural, a arquitetura da varanda rompe as fronteiras entre interior e exterior, proporcionando uma experiência única de contemplação. “A eliminação da barreira visual entre o prédio e o mar e a entrada dominante da vegetação transportam hóspedes e passantes para um lugar absolutamente distinto do que existe atrás das portas”, explica Racine. Para completar, o ambiente conta com iluminação acolhedora, mobiliário moderno e um sistema de climatização capaz de reduzir a temperatura ambiente em até quatro graus, tornando os fins de tarde ainda mais agradáveis.

Chá Da Tarde Gran Marquise
O gerente geral do hotel, chef Philippe Godefroit, também francês, celebra o momento como um marco para o Gran Marquise e para a cidade. “Finalizamos a nova varanda do restaurante Mucuripe. O resultado é impressionante. A forte conexão com o oceano e a exuberância do projeto nos fascina. A beleza disso tudo merecia o retorno de um produto que Fortaleza sentia saudade e sempre nos pedia”, afirma.
Com essa retomada, o Hotel Gran Marquise não apenas resgata uma tradição queridíssima pelos fortalezenses, como também eleva ainda mais o padrão de luxo e hospitalidade da capital cearense.

Chá Da Tarde Gran Marquise
Chá da Tarde Gran Marquise
Varanda Mucuripe – Avenida Beira Mar, 3980
Segunda a sábado
15h às 18h
Mais notícias
Orla do Rio em festa

























