Música de Câmara
Grupo Syntagma abre celebrações de 40 anos com concerto gratuito no Centro Cultural Banco do Nordeste
Por Paulla Pinheiro - Em 10/12/2025 às 1:00 PM

Grupo Syntagma, que atravessa quatro décadas de trajetória na música de câmara cearense
A agenda cultural de dezembro reserva um encontro especial com a música de câmara cearense. Na quinta-feira (11), às 18h30, o Grupo Syntagma abre as celebrações pelos seus 40 anos de trajetória com a apresentação “Syntagma em Concerto”, no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza. Fundado em 1986, o Syntagma é hoje o grupo de câmara em atividade mais antigo do Ceará.
O repertório percorre diferentes tempos da história da música, alternando obras da Renascença, de J. S. Bach e de Lobo de Mesquita, com criações contemporâneas que incorporam elementos da tradição nordestina sob a ótica do século XX. A obra de Liduíno Pitombeira, um dos fundadores do grupo, tem papel central no programa, ao lado de composições escritas especialmente para o Syntagma por Marcos Paulo Leão, Thiago Almeida, André Vidal e Luizinho Duarte.
Além da experiência musical, a apresentação traz um gesto especial de inclusão: pessoas cegas e com baixa visão serão recebidas com monitor-guia, terão acesso ao palco 30 minutos antes do concerto para contato direto com os instrumentos e contarão, durante a apresentação, com audiodescrição e programas em braile. A entrada é gratuita, com classificação livre, na sede do Banco do Nordeste Cultural, na Rua Conde d’Eu, 560, Centro.
A formação do Syntagma reúne Heriberto Porto (flautas), Luciana Gifoni (flautas), Solange Gomes (flautas), Robson Lima (flautas doces, krumhorn, trompa e oficleide), Marcos Paulo Leão (flautas doces, saltério e composição), Alisson Félix (violão e alaúde), Jorge Santa Rosa (viola da gamba), Verônica Lapa (cravo) e Marcelo Holanda (percussão).
Mais notícias
Expansão internacional

























