Fortaleza Náutica
Iate Clube de Fortaleza se destaca com múltiplos pódios na 5ª Copa Brasil BRB de Vela de Praia
Por Paulla Pinheiro - Em 04/08/2025 às 6:03 PM

5ª Copa Brasil BRB de Vela de Praia – Crédito Roger Rondón
A orla de Fortaleza ganhou novos campeões no primeiro fim de semana de agosto, quando o Iate Clube de Fortaleza recebeu a 5ª Copa Brasil BRB de Vela de Praia. Em três dias de regatas, realizadas de 1º a 3 de agosto, atletas de diferentes estados disputaram oito classes — Optimist, Dingue, ILCA/Laser, Kite Foil, Fórmula Kite, Wingfoil, Fórmula Foil e Hobie Cat — além da tradicional regata de jangadas. O evento integrou o calendário oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e valeu como seletiva para o programa Bolsa Atleta Nacional, reunindo técnica, tradição e uma presença marcante do Iate Clube (ICF) nos pódios.
No Hobie Cat 16, o domínio foi absoluto: ouro para Robert Gil Gradvohl Bezerra e Sculi Emile Wenni Silva Ribeiro (ICF), prata para Alexandre Nogueira Martins e Marilia Alves (ICF) e bronze para Werther Catunda Villar e Pablo da Silva Lemos (ICF). José Ernani Gomes e Diemesson Alcântara da Costa (ICF) também marcaram presença com o 5º lugar.
No Dingue, o título ficou com Adailton Fidelis Rodrigues Júnior e Fernando Soares Bastos (ICF), seguidos por Gabriel Sidney Beserra do Nascimento e Fábio Lopes (ICF) na segunda posição. O clube ainda somou o 5º lugar com Roberto Bassan Peixoto e Márcia Miranda Sampaio, o 6º com Leonardo Gardini e Raul Gardini e o 7º com Clerton Sávio Sampaio de Carvalho Braga e Miguel Sávio de Carvalho Braga.
No Wingfoil, Daniel Nogueira Cruz (Outro Beach Club – CE) foi o campeão, Manoel Onofre (Outro Beach Club – CE) ficou em segundo e Germano Nottingham (ICF) completou o pódio.
No Fórmula Foil, Afrânio Aguiar Vasconcelos (Brothers Wind School – CE) conquistou o ouro, Bruna Martinelli (CICP – PE) levou a prata e Oswaldo Rangel Duarte Filho (Brothers Wind School – CE) fechou com o bronze.
No Kitefoil Tubular, o título foi para Vittor Maciel Branco Motta Santos Filho (Nômade Club – RJ), com Pedro Alexandre Morais dos Reis (Juvenil Kite Cumbuco – CE) em segundo e Ícaro Gomes Silva (Wow – CE) em terceiro.
Nas Jangadas, a Imperatriz venceu, seguida por Matheus IV e Fuzuê.
Com vitórias em diferentes classes e múltiplas presenças no pódio, o Iate Clube de Fortaleza reafirmou sua posição de destaque no cenário náutico, enquanto a competição projetou Fortaleza como capital brasileira da vela, já em rota para receber o Mundial da World Sailing em 2027.
Mais notícias
DIRETOR DA CNA

























