R$ 45 milhões

Instituto Brasileiro de Teatro inaugura centro cultural em São Paulo

Por Redação - Em 30/08/2025 às 12:01 AM

Instituto Brasileiro De Teatro Inaugura Centro Cultural Em São Paulo

O projeto une espetáculos, gastronomia, oficinas e atividades formativas

São Paulo ganhou um novo espaço dedicado à arte e à convivência. O Instituto Brasileiro de Teatro (iBT) inaugurou nesta sexta-feira (29) um centro cultural na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, em um edifício de 12 andares e 7,5 mil metros quadrados. O projeto une espetáculos, gastronomia, oficinas e atividades formativas, com a proposta de aproximar o público das artes cênicas.

Com investimento de R$ 45 milhões, viabilizado pela mantenedora Viva do Brasil e por leis de incentivo, o instituto busca democratizar o acesso à cultura e revitalizar a região central. “Nosso retorno é reinvestir em cultura”, afirma o diretor executivo, Thiago Albanese.

Estrutura e atividades

O prédio conta com oito salas de ensaio, já utilizadas por projetos selecionados em editais do instituto. Além do espaço físico, os grupos têm acesso a mentoria, acompanhamento curatorial e, em alguns casos, apoio financeiro para transporte e alimentação.

O térreo abriga café e restaurante comandados pelo chef Rodrigo Oliveira. Nos andares seguintes, estão previstas apresentações, oficinas, performances e experiências imersivas. A programação inclui atividades gratuitas e ingressos a preços populares.

Curadoria e interação com o público

A curadoria é liderada por Aline Mohamad, Guto Ezek e Wallace Farias. Um dos pontos de destaque é o Palco Praça, voltado para apresentações visíveis da rua. A proposta é estimular a circulação de pedestres e trabalhadores da região com espetáculos, saraus e aulas em horários acessíveis, como intervalos de almoço ou fim do expediente.

Modelo de financiamento e expansão

O projeto conta com apoio de patrocinadores como XP Investimentos, Ambev e Grupo Fleury, entre outros. O iBT já tem atuação em Recife e Manaus, com eventos que alcançaram milhares de pessoas, e planeja ampliar sua presença em outras capitais.

Segundo Albanese, a ideia é fortalecer o teatro como espaço de inovação e engajamento cultural. “Queremos descentralizar e garantir que a cultura chegue a todas as regiões do país”, destaca.

Mais notícias

Ver tudo de Notas