Ipece projeta PIB cearense de 5% e maior investimento nas áreas social e de infraestrutura

Por Admin - Em 29/12/2011 às 9:42 AM

A projeção média de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) – a preço de mercado – do Ceará é de 5,0% em 2012, podendo oscilar entre 4,5 e 5,5%, o que é superior à estimativa de fechamento deste ano, que é de 4,10%. A tendência é de que o PIB cearense continue apresentando índice superior ao desempenho nacional, este previsto para 3,4% no próximo ano.

Paralelamente a elevação do PIB, o Ceará deve apresentar crescimento dos investimentos em diferentes áreas, especialmente na social e de infraestrutura. As perspectivas podem ser conferidas na edição especial (nº 22 – dezembro de 2011) do Ipece/Informe, que tem como título “Perspectivas da Economia Cearense para 2012”, que foi lançado nesta quarta-feira, 28, pelo Instituto de Pesquisa e Estratégica Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado á Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado.

O Diretor Geral do Ipece, Flávio Ataliba, destaca que algumas ações da Secretaria da Fazenda podem contribuir fortemente para o crescimento da arrecadação estadual no próximo ano. Dentre as quais a redução, em média, de 10,45%, da base de cálculo do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a continuidade da política de redução e isenção do ICMS sobre produtos selecionados que tem contribuído para a ampliação da base de incidência do imposto e, por consequência, aumento da arrecadação.

\"\"

Flávio Ataliba

 

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas