
arte e sustentabilidade
Japan House São Paulo apresenta exposição sobre a Expo 2025 Osaka e destaca inovações
Por Marlyana Lima - Em 02/06/2025 às 1:26 PM

Exposição Expo 2025 Osaka Kansai Japao naa JHSP – Fotos: Marina Melchers
A partir do dia 3 de junho, a Japan House São Paulo (JHSP) inaugura a mostra “Expo 2025 Osaka, Kansai, Japão”, que ficará em cartaz até 24 de agosto. A exposição oferece ao público brasileiro um panorama das principais propostas japonesas para a Exposição Mundial de Osaka, com foco em sustentabilidade, cultura alimentar e tecnologia.
Realizadas desde 1851, as Exposições Mundiais são grandes encontros internacionais que estimulam o intercâmbio cultural, científico e tecnológico entre nações. A edição de 2025, sediada em Yumeshima, ilha artificial no Japão, reúne iniciativas de mais de 160 países e organizações, sob o tema “Projetando uma Sociedade Futura para as Nossas Vidas”.
Na JHSP, a mostra apresenta um recorte do Pavilhão do Japão, cujo tema é “Entre Vidas”. Uma das iniciativas em destaque é a criação de biogás a partir de resíduos alimentares gerados no próprio local da Expo. O objetivo é reforçar que ações individuais e tecnologias inovadoras podem impulsionar a construção de sociedades sustentáveis.
Outro destaque da exposição é a maquete do Grand Ring, projeto arquitetônico circular com cerca de dois quilômetros de circunferência, criado pelo renomado arquiteto Sou Fujimoto. Com técnicas tradicionais japonesas, a estrutura foi reconhecida pelo Guinness World Records em março de 2025 como a maior construção de madeira do mundo.

Maquete do Grand Ring, projeto arquitetônico circular, criado pelo renomado arquiteto Sou Fujimoto
A mostra traz ainda um panorama do pavilhão “EARTH MART”, com foco no recorte “EARTH FOODS” — uma seleção de 25 ingredientes, produtos e tecnologias alimentares que o Japão propõe como soluções sustentáveis para o futuro da alimentação. O público poderá ver réplicas hiper-realistas dos alimentos (shokuhin sampuru), feitas em resina, com alto grau de fidelidade, como nos restaurantes japoneses.
A exposição também integra o programa JHSP Acessível, com recursos táteis, audiodescrição e vídeo em libras. Uma bancada especial permitirá aos visitantes sentir o aroma de alguns alimentos secos, criando uma experiência sensorial imersiva.
Segundo Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da JHSP, a iniciativa busca aproximar o visitante da experiência global proposta pela Expo: “Oferecemos um vislumbre da Expo 2025 Osaka, permitindo que quem não possa visitá-la presencialmente ainda tenha a chance de conhecer ideias, inovações e reflexões sobre o futuro da humanidade, especialmente no âmbito alimentar. O Japão é uma inspiração global em sustentabilidade, tecnologia e cooperação”.
Durante o período expositivo, a JHSP também realizará atividades paralelas, como palestras e oficinas, ampliando o debate sobre os temas da mostra.
Serviço
Expo 2025 Osaka, Kansai, Japão
De 3 de junho a 24 de agosto de 2025
Japan House São Paulo – Av. Paulista, 52
Terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h
Entrada gratuita
Mais notícias


SEMINÁRIO EM NATAL
