Brilho no saibro

João Fonseca avança à terceira rodada em Roland Garros após vencer Pierre-Hugues Herbert

Por Paulla Pinheiro - Em 29/05/2025 às 3:44 PM

João Fonseca

João Fonseca

Aos 18 anos, João Fonseca garantiu sua vaga na terceira rodada de Roland Garros após derrotar o francês Pierre-Hugues Herbert por 7/6(4), 7/6(4) e 6/4, em partida disputada nesta quinta (29), na quadra 14, sob vibração da torcida local.

É a estreia do carioca na chave principal do Grand Slam francês — e, com a vitória, ele se torna o mais jovem brasileiro a triunfar no torneio desde Thomaz Koch, em 1963. Número 65 do ranking e atual líder do tênis nacional, Fonseca encarou oscilação nos primeiros games, trocou quebras com o experiente adversário, mas brilhou nos momentos de decisão: venceu os dois primeiros sets no detalhe e fechou o terceiro com autoridade, depois de nova quebra decisiva.

O próximo adversário do brasileiro sairá do confronto entre o britânico Jack Draper (nº 5 do mundo) e o francês Gaël Monfils. Caso Draper avance, será a segunda vez que ele e Fonseca se enfrentam nesta temporada — a primeira foi em Indian Wells, com vitória do britânico.

Na mesma chave, outros nomes fortes caíram de forma inesperada, como Alex de Minaur e Jakub Mensik, abrindo caminho para nomes menos cotados, como o português Henrique Rocha, vindo do qualifying. A seção de Fonseca no torneio agora cruza juventude, chances reais e uma pitada de roteiro improvável — do jeito que Paris gosta.

Mais notícias

Ver tudo de Notas