SEDE NO CUMBUCO

K4TO reunirá kitesurfistas de todo o mundo em prol da limpeza do oceano

Por Marcelo - Em 08/08/2023 às 7:07 PM

O tradicional evento de kitesurf que une música, gastronomia e muito conteúdo – o Winds for Future (W4F) -, abre as inscrições no próximo dia 25, de sua mais nova iniciativa voltada à conscientização sobre a importância do oceano e sua conservação. Trata-se do Kite for The Ocean (K4TO – Ocean Festival), que será realizado entre os dias 21 e 24 de setembro na Praia do Cumbuco, em Caucaia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o oceano é um só, pois interliga todos os continentes e permite o deslocamento naval a qualquer parte do planeta.

Kite For The Ocean reunirá velejadores em todo o mundo

O evento contará com duas ações principais, que reunirão kitesurfistas ao redor do mundo, em defesa do oceano e da retirada de lixo de suas águas, durante os velejos que forem sendo realizados. Entre 25 de agosto e 24 de setembro, cada um deverá deverá registrar as quilometragens percorridas, postando em suas redes sociais com as hastags #k4to e #MundoPeloOceano, a fim de bater o recorde de quilômetros velejados em um mês, para ser registrado no Guinness World Records.

O outro desafio a ser cumprido pelos participantes do K4TO é que a cada quilômetro velejado seja retirado um quilo de lixo das águas do oceano. A meta do evento é que sejam realizados 44.000 quilômetros de velejo em todas as partes do mundo, a fim de que 44 toneladas de resíduos sejam retirados de suas águas. Afinal, existem 1.000 rios no mundo responsáveis pelo despejo de 80% dos resíduos no oceano, e no Ceará são dois: o Ceará e o Cocó.

Rômulo Alexandre destaca o desafio do Ceará a velejadores do mundo

“O Ceará está desafiando os velejadores de todo o mundo a, de 25 de agosto a 24 de setembro, velejarem 44.000 quilômetros, para realizarmos uma ação ambiental associada ao recorde deste ano, retirando 44 toneladas de lixo do oceano. E no próximo sábado (12), às 17h30 na Praça do Cumbuco, vai ser inaugurada a placa de celebração do recorde quebrado em 2022, com os nomes de todos os 884 kitesurfistas que entraram para o Guinness World Records, referente ao maior número de velejadores simultaneamente no mesmo local, registrado no dia 25 de setembro do ano passado”, afirma o advogado Rômulo Alexandre, um dos idealizadores do K4TO, junto com Igor Juaçaba e André (Elephant Coworking); Cláudio Silveira (DFB), Armando Abreu e Jorge Borrell (Qair Energy) e Mariana Zonari.

Mais notícias

Ver tudo de IN News