Lançamento do Livro e Web Documentário URBANAS

Por Admin - Em 11/05/2017 às 9:26 AM

Primeiro livro de street style com mulheres da cidade de São Paulo e documentário sobre a questão feminina contemporânea, serão lançados na Livraria Cultura, dia 17 de maio. Como já aconteceu em grandes metrópoles como Londres e Nova York, chegou a vez da capital paulista ganhar um livro de street style.

URBANAS mostra a diversidade da mulher brasileira apresentando em suas 260 páginas, cerca de 180 mulheres contemporâneas que habitam – ou transitam – pela paulicéia, registradas por uma nova geração de fotógrafos, entre 2008 e 2016. Além de documentar o genuíno espírito da moda de nosso tempo, a chamada “moda das ruas”, URBANAS traça paralelos, a partir de uma abordagem antropológica cultural, sobre questões vinculadas a trajetória das mulheres na luta por independência e realização.

“Neste momento em que a questão feminina é tão premente, percebo ser  imprescindível que as mulheres tenham voz e espaço para se expressarem, deste modo URBANAS amplia o espectro dos tradicionais livros de street style”, relata Ricardo Feldman, autor do projeto.

As escolhas se pautaram na intuição e magnetismo das ruas. Nas estações de metrô, nos centros culturais e comerciais, em festas e locais religiosos, São Paulo revela um caleidoscópio de estilos ao celebrar as diferentes facetas das mulheres do País. “URBANAS revela uma série de exercícios de individualidade e empodeiramento, comprovando que o vestir continua uma das armas mais eficazes na conquista das liberdades” define Érika Palomino no texto de quarta capa do livro.

Desvendar São Paulo e observar as mulheres retratadas em URBANAS nos revela influências de diferentes épocas e lugares em uma grande explosão de universos pessoais. “Ser diferente que era antes motivo de medo, passou a ser a premissa número um para alguém se destacar e deixar sua marca” descreve o stylist Dudu Bertholini no prefácio da obra.

O livro URBANAS traz um projeto gráfico arrojado que surpreende não só pelas suas quatro diferentes opções de capa, todas prateadas e espelhadas, mas também por gerar curiosidade com janelas recortadas em algumas de suas páginas, como um zoom que orienta o olhar para o desvendar temáticas importantes da mulher contemporânea. 

Foi a partir dessa intenção do zoom, nessa busca por aproximação e intimidade, que nasceu o desdobramento audiovisual do projeto, o Web Documentário URBANAS, que elegeu 9 mulheres, entre as retratadas no livro, para um bate-papo informal. Sofás foram colocados nas ruas, oferecendo ao espaço urbano o aconchego de uma sala de estar, onde essas mulheres foram entrevistadas sobre os mesmos temas contemporâneos iluminados pelo livro: a ditadura da beleza, as novas famílias, a liberdade de ir e vir, além das questões sobre gênero, muito em pauta na imprensa e nas redes sociais atualmente.

“A ideia começou como um livro, mas vem crescendo e tomando forma em outras mídias e suportes, o audiovisual foi um caminho natural e a web é o próximo passo. Também existem tratativas para levar o projeto para outras capitais do Brasil”, explica Ricardo Feldman.

O livro e o documentário URBANAS foram realizados com incentivo da Lei Rouanet pela Livre Conteúdo, Ministério da Cultura e Governo Federal, com apoio da Livraria Cultura e patrocínio da C&A Modas. “O apoio da C&A tem sido muito importante pois valorizarmos crenças semelhantes: que a moda é um grande catalizador cultural capaz de tecer relações que nos conectam com nossa própria identidade e Brasilidade”, finaliza Feldman.

Ricardo Feldman é diretor criativo, curador e editor. Fundou a Livre Conteúdo em 2001, editora e produtora de conteúdo e projetos culturais. Realizou diversos projetos culturais ligados a moda, entre eles a curadoria da exposição “Bailes do Brasil”, no Solar da Marquesa em SP com o designer Jum Nakao; a direção da exposição “Flávio de Carvalho Desveste a Moda Brasileira”, realizada no MUBE – SP e MAM- RJ; a edição dos livros “Sapato de Mulher, um Passeio pelo Imaginário das Brasileiras” e “30 anos de Moda no Brasil”. É publisher da Revista s/n e conselheiro do Theatro São Pedro e Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo.

Entre as personalidades retratadas no livro como Lilian Pacce, Vanessa Rozan, Costanza Pascolato, Fernanda Young, Karla Girotto, Érika Palomino, entre outras

Dani Cury 

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de Notas