Moda emoldurada
Lino Villaventura revisita meio século de criação em exposição no Museu da Fotografia Fortaleza
Por Paulla Pinheiro - Em 10/07/2025 às 12:31 AM

Marina Dias e Lino Villaventura – Foto Bob Wolfenson
O Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) abre espaço para a moda em sua forma mais autoral e transformadora com a estreia da exposição dedicada ao estilista Lino Villaventura. A mostra, que será inaugurada no dia 16 de julho para convidados e aberta ao público a partir do dia 17, reúne 23 criações emblemáticas do artista ao lado de imagens assinadas por 12 fotógrafos de diferentes gerações — nomes como Bob Wolfenson, Miro, Tripolli, Fernanda Calfat e Gentil Barreira.
Instalada no segundo andar do museu, a exposição percorre 50 anos de criação, do primeiro vestido feito por Lino em 1975 a peças desfiladas no São Paulo Fashion Week de 2025, incluindo figurinos icônicos como o dourado de Ney Matogrosso e o vestido usado por Taís Araújo em Cannes. Com curadoria de Denise Mattar e com montagem assinada por Guilherme Isnard, a mostra propõe uma leitura sensorial e cronológica da obra do estilista, que fundou sua marca em Fortaleza e construiu uma linguagem própria de moda como narrativa visual.
Ao lado dos trajes, fotografias ampliadas e vídeos mergulham no universo de Villaventura com interpretações que vão da delicadeza estética à potência simbólica. A exposição se apoia na interseção entre moda e fotografia para reafirmar o gesto de vestir como expressão artística. A visitação é gratuita e segue até 19 de outubro, revelando o quanto a moda também pode ocupar, com força e poesia, o espaço da arte e da memória.
Mais notícias
BANCO CENTRAL

























