Rei do baião
Luiz Gonzaga entra para o livro de Heróis da Pátria por divulgar a cultura nordestina pelo Brasil
Por Viviane Ferreira - Em 08/01/2024 às 3:02 PM

Luiz Gonzaga
Luiz Gonzaga foi um renomado músico e compositor brasileiro nascido em Exu, Pernambuco, em 1912, e falecido em 1989. Tornou-se figura emblemática na música nordestina e é reconhecido por popularizar o baião e o xote, estilos típicos da região.
Uma das figuras mais importantes e criativas da música popular brasileira, seu vasto repertório inclui sucessos como “Asa Branca”, “Juazeiro”, “Xote das Meninas” e “Baião”. Conhecido por apelidos como “Lua” e “Gonzagão”, Luiz Gonzaga contribuiu significativamente para a preservação e difusão da cultura nordestina, incorporando elementos do folclore local em suas composições, e desempenhou papel crucial na valorização e projeção da música regional brasileira.
Devido a isso, o cantor pernambucano entrou para o Livro de Heróis e Heroínas da Pátria nesta segunda-feira (8). Uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva incluiu o nome do Rei do Baião no panteão por sua contribuição para a divulgação da cultura nordestina e de gêneros musicais como forró, xote e baião.
“Por toda sua história, não resta dúvida de que é meritória a homenagem que se pretende prestar a Luiz Gonzaga, autêntico representante da cultura popular brasileira, ilustre porta-voz do povo nordestino e incansável divulgador das dificuldades enfrentadas por seu povo”, ressaltou Jarbas Vasconcelos, autor do projeto de lei.
Mais notícias
Segurança informacional

























