MAIS CARO

Maior meteorito marciano já encontrado na Terra é vendido por US$ 5,3 milhões

Por Redação - Em 19/07/2025 às 12:01 AM

Marte 1024x1024

O meteorito chegou à Terra após ser lançado no espaço por uma colisão em Marte ocorrida há cerca de 5 milhões de anos

Um fragmento de Marte com 24,5 kg foi arrematado por US$ 5,3 milhões em um leilão realizado pela Sotheby’s, na última quarta-feira (16), tornando-se o meteorito mais caro já vendido. A peça, batizada de NWA 16788, é o maior meteorito marciano conhecido em solo terrestre.

A rocha foi descoberta em novembro de 2023 no deserto do Saara, na região de Agadez, no Níger. A autenticidade marciana foi confirmada após testes laboratoriais, revelando sua origem no planeta vermelho e sua condição única entre os cerca de 400 meteoritos marcianos catalogados.

O meteorito chegou à Terra após ser lançado no espaço por uma colisão em Marte ocorrida há cerca de 5 milhões de anos. Com coloração avermelhada e crosta de fusão visível, o fragmento sobreviveu à entrada na atmosfera e caiu em uma área remota, o que facilitou sua preservação e posterior descoberta.

A venda mobilizou uma intensa disputa de lances online e por telefone que durou 15 minutos. Segundo a vice-presidente da Sotheby’s, Cassandra Hatton, o achado é um “exemplo extraordinário das improbabilidades que tornam esses objetos tão raros e valiosos”.

Mais notícias

Ver tudo de Notas