Operação Fortaleza

Marinha do Brasil realiza operação militar com Marinha e Exército da França

Por Viviane Ferreira - Em 26/05/2022 às 5:36 PM

NavioA Marinha do Brasil (MB), em conjunto com a Marinha Nacional da França e o Exército de Terra francês, realizará a Operação Fortaleza, que tem como propósito incrementar a capacitação dos militares e elevar o nível de interoperabilidade entre as Forças Armadas envolvidas.

O exercício, que contribui para a política externa do País e para o aumento da segurança marítima no Atlântico Sul, contará com o emprego de três navios, carros anfíbios e mais de 450 militares franceses e brasileiros. Os treinamentos, em uma ação de cooperação, ocorrerão de 28 de maio a 1 de junho, na região metropolitana de Fortaleza-CE.

Além dos militares que compõem as tripulações de três navios, participarão da operação um destacamento composto por 112 militares do Exército de Terra francês e um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, com 150 militares da Marinha do Brasil oriundos do Rio de Janeiro (RJ) e de Natal (RN).

O exercício contará com os seguintes meios operativos: Porta-Helicópteros Anfíbio (PHA) “Mistral” e Fragata “Courbet“, da Marinha Nacional da França; Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” e Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf), da MB.

Os militares serão empregados em treinamentos de operações anfíbias, que consistem na projeção de poder, de caráter naval, do mar para a terra, além de exercícios de combate de pequenas frações, como tiro e marchas. No dia 1º de junho, o Porta-Helicópteros Anfíbio “Mistral” e os Carros Lagarta Anfíbios realizarão um desembarque de tropas anfíbias no litoral de Fortaleza (CE).

Ah! vale ressaltar que, aproveitando este momento, a embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, estará presente no sábado(28) com convidados especiais, entre eles a Cônsul da França, Fernanda Jansen, para um almoço exclusivo no Mistral.

Mais notícias

Ver tudo de Notas