Trajetória inspiradora
Mario Sergio Cortella tem sua história contada em biografia infantojuvenil
Por Paulla Pinheiro - Em 02/07/2025 às 1:01 AM

Mario Sergio Cortella – Crédito: Bruno Nogueirao
Do Paraná para o mundo, a trajetória de Mario Sergio Cortella ganha agora um novo olhar voltado ao público jovem. Em “Cortella, o professor que levou a sala de aula para o mundo”, a escritora Silmara Rascalha Casadei narra com leveza e precisão os principais marcos da vida do filósofo, educador e pensador, cuja atuação atravessa gerações.
O livro, publicado pela Cortez Editora com ilustrações de Ednei Marx, revela episódios marcantes da infância de Cortella em Londrina, no interior do Paraná, incluindo a longa internação por hepatite aos sete anos, que o afastou da escola por cem dias e o aproximou da literatura. De Monteiro Lobato a Dostoiévski, foi entre livros e silêncios que ele começou a formar seu olhar sobre o mundo. Aos 13 anos, mudou-se com a família para São Paulo, onde iniciou sua jornada na filosofia e no magistério — além de ter vivido três anos em um convento da Ordem dos Carmelitas Descalços.
Com uma narrativa que combina humor, afeto e referências filosóficas, Silmara apresenta Cortella como ele é: humano, curioso, inquieto. A obra reúne trechos escolhidos pelo próprio autor, além de uma linha do tempo com registros visuais de sua carreira, que já soma mais de 50 livros publicados e 23 milhões de seguidores em plataformas digitais. Um retrato generoso e inspirador — para crianças, professores e todos os que ainda acreditam no poder transformador das ideias.
- Livro “Cortella, o professor que levou a sala de aula para o mundo”
Mais notícias
MERCADO PREMIUM


























