'REMÉDIO NATURAL'
Médicos passam a prescrever viagens para a Suécia como forma de promover saúde e bem-estar
Por Redação - Em 04/10/2025 às 10:00 AM

O país reúne características que favorecem esse tipo de prática: 69% do território é coberto por florestas, a densidade populacional é baixa e a qualidade do ar rendeu à Suécia o título de capital do ar mais limpo da Europa
Conhecida por tradições como o fika — pausa para café e conversa —, pela rede IKEA e por figurar entre os países mais felizes do mundo, a Suécia vem ganhando destaque também por iniciativas ligadas à saúde. Pesquisas recentes apontam que médicos em diferentes países têm recomendado viagens ao destino nórdico como forma de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Um estudo global conduzido pela YouGov a pedido da Visit Sweden revelou que, embora o conceito de “prescrição da natureza” ainda seja pouco conhecido, 64% dos entrevistados se mostraram dispostos a seguir orientações médicas para passar mais tempo em ambientes naturais.
O país reúne características que favorecem esse tipo de prática: 69% do território é coberto por florestas, a densidade populacional é baixa e a qualidade do ar rendeu à Suécia o título de capital do ar mais limpo da Europa. Além disso, atividades como saunas naturais, banhos frios e eventos ao ar livre no inverno ajudam no sono, na circulação e no equilíbrio da serotonina.
Para a CEO da Visit Sweden, Susanne Andersson, visitar o país equivale a “um remédio natural para a saúde”. Já Stacy Beller Stryer, da Park RxAmerica, destaca que a combinação entre natureza, convivência comunitária e cultura oferece efeitos restauradores.
Outros estudos reforçam a relação entre viagens e bem-estar: pessoas que viajam com frequência relatam níveis de satisfação de vida até 7% maiores do que aquelas que viajam menos. Nesse cenário, a proposta de prescrever a experiência sueca surge como uma alternativa inovadora de cuidado com a saúde física e mental.
Mais notícias
Executivo Decide

























