Consumer centric

Mercadinhos São Luiz investe em automação de processos para melhorar a experiência do cliente

Por Gabriela - Em 09/03/2022 às 9:18 AM

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Márcio Falcão

O setor do varejo alimentício é um dos que mais têm investido em tecnologia para implementar o conceito “consumer centric”, a cultura que coloca o atendimento ao cliente no centro da tomada de decisão do negócio. A rede de supermercados Mercadinhos São Luiz investiu recentemente na automação de processos ou tarefas repetitivas para reduzir falhas na gestão de estoque a fim de livrar profissionais de atividades burocráticas e alocá-los na linha de frente, no relacionamento direto com os clientes.

“Conseguimos economizar 1000 horas de trabalho burocrático por mês usando robôs digitais, o que significa que nossos profissionais estão agora mais satisfeitos, dedicados a funções estratégicas do negócio, mais produtivas e que geram percepção de valor aos consumidores e parceiros”, comenta o diretor de TI do Mercadinhos São Luiz, Márcio Falcão.

A rede automatizou todo o fluxo de trabalho que suporta os pedidos e o estoque de produtos perecíveis da seção hortifruti, em todas as lojas. “Por conta da perecibilidade dos produtos, a gestão dessa seção é sempre um desafio, porque exige uma coordenação dinâmica, praticamente simultânea, do que entra, do que sai e do que precisa ser estocado, para que não falte frutas e verduras de qualidade na gôndola e nem haja desperdício”, explica Falcão.

Toda a jornada do Mercadinhos São Luiz levou quatro meses, ocorreu em meio à pandemia e precedeu a abertura de mais duas novas lojas da rede, no ano passado. “Agora estamos expandindo a automação para novos processos, como o de agendamento da entrega de produtos na distribuição, com robôs funcionando 24 horas por dia. E nenhum dos nossos profissionais foi desligado”, ressalta o diretor de TI.

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