em são Paulo
MIS Experience celebra 200 anos de Júlio Verne com exposição imersiva inédita no Brasil
Por Marlyana Lima - Em 30/06/2025 às 6:30 AM

Exposição sobre Julio Verne propõe uma viagem imersiva pelo universo do escritor – Fotos: Divulgação
A partir do dia 5 de julho, o MIS Experience, na zona oeste de São Paulo, se transforma em um verdadeiro portal para o universo fantástico de Júlio Verne, um dos escritores mais visionários da literatura mundial. A exposição “Uma viagem imersiva e extraordinária – Júlio Verne 200″ celebra o bicentenário de nascimento do autor francês com uma mostra inédita no Brasil e de grande escala — são mais de 1.500 m² ocupados por cenários, experiências sensoriais e tecnologia de ponta.
A mostra faz parte de uma turnê internacional iniciada em 2023 na Espanha e que seguirá até 2028, quando será encerrada na França. O projeto é uma homenagem à mente criativa por trás de clássicos como “Viagem ao Centro da Terra” (1864), “20.000 Léguas Submarinas” (1870), “Volta ao Mundo em 80 Dias” (1872), “Cinco Semanas em um Balão” (1863), “A Casa a Vapor” (1880) e “Da Terra à Lua” (1865).
Experiência literária em 360º

Exposição conta salas re realidade visual 360º
Dividida em oito salas temáticas, a exposição combina projeções imersivas, instalações interativas, realidade virtual, zonas de metaverso e recriações de objetos, mapas e cenários inspirados nos livros de Verne. Uma das atrações principais é uma sala de realidade virtual 360º, acompanhada por uma trilha sonora original gravada especialmente pela Orquestra e Coro Sinfônicos de Bratislava, na Eslováquia.
A visita começa com uma biografia visual do autor, com objetos relacionados à sua trajetória pessoal e profissional. Em seguida, o público é convidado a colocar óculos de realidade virtual para assistir a um filme sobre a juventude do escritor. Em outras áreas, há edições originais dos livros publicadas no século 19, além de elementos históricos que contextualizam a época em que Verne escreveu suas obras.
Tecnologia e literatura

Universo literário ganha ares de fantasia com as projeções
A exposição foi idealizada pelo Centro de Artes Digitais de Barcelona (IDEAL), com criação do estúdio Layers of Reality, conhecido por projetos que mesclam arte, narrativa e tecnologia. A etapa brasileira tem produção da Apple Produções em parceria com o MIS Experience, responsável por trazer experiências imersivas como “Leonardo da Vinci — 500 Anos de um Gênio” e “Portinari para Todos”.
Serviço
Local: MIS Experience — Rua Vladimir Herzog, 75, Água Branca, São Paulo (SP)
A partir de: 5 de julho de 2025
Ingressos e informações: mis-sp.org.br
Mais notícias
referência italiana

























