A decisão foi tomada após o surgimento de obstáculos técnicos durante o chamado “ensaio geral molhado”, considerado o teste mais importante antes do lançamento. Essa simulação reproduz, em tempo real, todas as operações que antecedem a decolagem efetiva do foguete e é fundamental para validar sistemas, procedimentos e protocolos de segurança.
O ensaio, com duração prevista de 49 horas, apresentou problemas ainda na segunda-feira (2), quando engenheiros da agência tentaram iniciar o carregamento de 2,65 milhões de litros de propelentes supergelados — hidrogênio líquido e oxigênio líquido — nos tanques do Space Launch System (SLS), o megafoguete que impulsionará a missão.
O teste, que deveria ser concluído por volta das 23h (horário de Brasília) de segunda-feira, acabou se estendendo pela madrugada, evidenciando a complexidade da operação e reforçando a cautela da NASA em garantir a segurança da tripulação e o sucesso da missão Artemis II, considerada um passo decisivo no programa Artemis e no objetivo de estabelecer uma presença humana sustentável na Lua.

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)

























