Elo entre Brasil e Portugal

Mostra Conexão Transatlântica é uma das atrações da SP-Arte 2021

Por Gabriela - Em 19/10/2021 às 11:51 AM

Befunky Collage

Daciano da Costa e Joaquim Tenreiro

Após três edições exclusivamente on-line, a SP-Arte volta a ter estande e público presenciais, desta quarta-feira (20) até domingo (24), em novo endereço: a Arca, um galpão dos anos 1950, na Vila Leopoldina, em São Paulo.

Quase 130 expositores participam desta edição, sendo 83 terão com estandes. Todos estarão na plataforma virtual Viewing Room. O formato “phygital” permitirá a participação de expositores internacionais, como a americana Marian Goodman e a estreante Labor, do México.

Falando nisso, o elo entre Brasil e Portugal poderá ser visto na mostra Conexão Transatlântica, organizada pela ETEL. Trata-se de um conjunto de reedições originais de peças de design, desenhadas por importantes precursores do design moderno, ambos portugueses de nascença: Joaquim Tenreiro e Daciano da Costa.

Nela fica evidente as fronteiras que caracterizam ambas as produções apesar da origem em comum. Joaquim Tenreiro, pai do design moderno no Brasil, é reconhecido como um designer que desafia os limites entre arte e design, com peças feitas com madeiras tipicamente brasileiras e uma sofisticada técnica de marcenaria.

Em contraponto, Daciano da Costa, reconhecido pai do design moderno Português, apresenta criações alinhadas com o modernismo europeu, buscando o bom desenho aliado a produção em série.

Quer saber mais sobre a programação completa do evento? Basta clicar aqui e acessar o site oficial da SP-Arte 2021.

Mais notícias

Ver tudo de Notas