Mostra de Arte Brasileira é inaugurada em Roma. Vem saber.

Por Admin - Em 02/03/2018 às 8:00 AM

Os mais expressivos trabalhos criados por artistas brasileiros entre as décadas de 1920 e 1960, foram expostos na noite desta quinta-feira, na Embaixada do Brasil em Roma. O espaço, localizado na mais célebre praça da cidade, a Piazza Navona, abriu suas portas para receber a exposição “Modernismo Brasileiro na Coleção da Fundação Edson Queiroz”, em prestigiada solenidade na abertura oficial. A mostra ficará disponível até o dia 5 de maio e recebe o grande público para visitação a partir de hoje, 2 de março, com 70 importantes obras do modernismo brasileiro.

Ontem, Cláudio Queiroz, Mirella Rocha e Silvio Frota, que estão em Roma para a inauguracão da mostra, aproveitaram a estadia para visitar o Papa Francisco no Vaticano. Convidados pelo embaixador Antônio de Aguiar Patriota, eles compareceram ao almoço em comemoração a abertura da exposição, ao lado de Lenise Queiroz, Paulinha Sampaio, Felipe Queiroz, Bruna Waleska, Rodrigo Frota, e dirigentes da Fundação Edson Queiroz, na Enoteca & Taverna Capranica.

Com obras de artistas como Lasar Segall, Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Victor Brecheret, Ernesto De Fiori, Alberto da Veiga Guignard, Lygia Clark e dos cearenses Sérvulo Esmeraldo e Antônio Bandeira, a exposição conta um pouco do contexto histórico e artístico do Brasil, em um recorte de 70 anos.

O projeto, que marca o início das comemorações dos 45 anos da Universidade de Fortaleza e já passou por cidades como Lisboa, conta com a curadoria de Regina Teixeira de Barros e projeto dos arquitetos Daniela Alcântara e Rui Campos Matos. Um sonho de Airton de Queiroz, a mostra é o primeiro projeto internacional da Fundação presidida por Lenise Queiroz Rocha. 

No Brasil, além do Ceará, a exposição Modernismo Brasileiro já passou por São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro.

Abertura da exposição Modernismo in Brasile

Foto: Divulgação

Foto: Reprodução

Mais notícias

Ver tudo de Notas