Na Caixa Cultural
Mostra em Fortaleza destaca a reinvenção constante de Zé Tarcísio ao longo de 60 anos de carreira
Por Julia Fernandes Fraga - Em 13/12/2025 às 5:32 PM

Abertura da exposição acontece neste sábado às 18h na Caixa Cultural, no Centro. Foto: Reprodução/Instagram
O artista cearense Zé Tarcísio tem sua trajetória revisitada na exposição “Zé Tarcísio – 6585”, que estreia hoje (13), às 18h, e ficará em cartaz na CAIXA Cultural Fortaleza até março de 2026.
A mostra reúne obras que percorrem mais de seis décadas de produção e evidenciam a contribuição do artista para o desenvolvimento das artes visuais no Ceará e no Brasil. A exposição apresenta pinturas, objetos e registros de diferentes períodos, revelando um artista em permanente processo de reinvenção e atento às transformações do seu tempo.
Com curadoria de Lindembergue Freitas e Gerson Ipirajá, “Zé Tarcísio – 6585” também promove visita guiada, bate-papo com o artista e os curadores, além do lançamento do catálogo da exposição. O projeto integra a programação da CAIXA Cultural Fortaleza e foi selecionado por meio do edital de ocupação Seleção CAIXA Cultural 2025.
Perfil
Nascido em Fortaleza, em 1941, Zé Tarcísio iniciou a carreira artística aos 19 anos. Nos anos 1970, após estudar no Rio de Janeiro, ganhou projeção nacional ao participar da Bienal de Paris e do Salão Nacional de Arte Moderna. Desde então, construiu uma produção marcada pela experimentação, pela criatividade e pelo diálogo constante com temas como memória, identidade, cultura e natureza.
Serviço
Exposição Zé Tarcísio – 6585
Data: 13 de dezembro de 2025 a 08 de março de 2026
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Horários: terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 19h
Entrada gratuita
Mais notícias
+ 5,7% em outubro

























