Arte Subversiva

Mostra inédita de Todd Haynes no CCBB São Paulo explora melodrama e vanguardismo cinematográfico

Por Jussara Beserra - Em 14/01/2026 às 11:00 AM

May December. Director Todd Haynes Photo By Brian Bowen Smith / Netflix

Todd Haynes, ícone do New Queer Cinema. Créditos: Divulgação

O CCBB São Paulo recebe, de 21 de janeiro a 12 de fevereiro, a mostra inédita de Todd Haynes, um dos grandes nomes do cinema independente e pioneiro do New Queer Cinema. Ao longo de três semanas, o público poderá conferir 23 títulos, incluindo obras dirigidas por Haynes e filmes de outros cineastas que dialogam com sua estética, explorando sexualidade, identidade de gênero e as contradições da vida doméstica e social.

Entre os destaques da programação estão Carol (2015), seu maior sucesso comercial e crítico, indicado a seis Oscars, e Longe do Paraíso (2002), que rendeu ao diretor a indicação ao Oscar de Melhor Roteiro. Filmes como Velvet Goldmine (1998) e Segredos de um Escândalo (2024) também figuraram na tradicional lista dos dez melhores do ano da revista Cahiers du Cinéma, consolidando Haynes como um dos nomes centrais do cinema contemporâneo. Além disso, ele acumula prêmios como o Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance (1991), o Teddy Award no Festival de Berlim (1991), a Palma Queer em Cannes (2015) e o Grande Prêmio do Júri em Veneza (2007).

A curadoria de Carol Almeida e Camila Macedo estruturou a mostra a partir de três eixos fundamentais: a herança vanguardista do New Queer Cinema, o diálogo entre diferentes linguagens artísticas e o melodrama, entendido como instrumento para expor tensões sociais e íntimas. A sessão de abertura acontece no dia 21 de janeiro, com Longe do Paraíso, seguida de debate com o cineasta Marcelo Caetano.

Além das exibições, o público terá acesso a sessões comentadas, mesas de debate, curso temático, ações de acessibilidade e sessão educativa. Um catálogo impresso e digital, com textos de pesquisadores nacionais e internacionais, incluindo Mary Ann Doane, referência em crítica de cinema feminista, será disponibilizado para quem participar de cinco sessões.

Confira as fotos exclusivas da mostra.

Mais notícias

Ver tudo de Notas