apoio da Haus Motors
Moto-explorador Bozoka será empossado na Academia Cearense de Literatura e Jornalismo
Por Marlyana Lima - Em 27/08/2025 às 5:14 PM

Bozoka é autor de livros como “A Viagem Impossível”, lançado com apoio da BMW Haus Motors – Foto: Portal IN
As aventuras e descobertas vivenciadas sobre duas rodas mundo afora pelo moto-explorador Francisco José, mais conhecido pelo público como Bozoka, já renderam cinco livros e alguns documentários (em DVD) que traduzem a essência de um cronista da aventura contemporânea. Com mais de 40 anos de experiência, agora o conjunto de suas as obras ganha o reconhecimento à altura.
No dia próximo dia 4 de setembro, Bozoka tomará posse na Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ). A solenidade acontece às 18h30, no Náutico Atlético Cearense, e conta com o apoio da BMW Haus Motors.
Com vasta experiência também como apresentador de TV e colunista do segmento de Autos, especificamente motos, Bozoka ocupará a Cadeira nº 6, que tem como patrono o aviador Euclydes Pinto Martins, pioneiro dos céus e símbolo da ousadia cearense. A escolha é carregada de simbolismo: a coragem do aviador encontra eco na vida do motociclista que fez da estrada o seu campo de criação.
Seu primeiro livro, Na Trilha dos Incas, foi lançado em 2001 pela Editora Gráfica LCR. Em 2006, vieram dois trabalhos de peso: Sobrevivência no Trânsito para Motociclistas, publicado em edição física e depois revisado e ampliado em formato digital em 2019, e Uma Aventura Gelada, acompanhado de um DVD homônimo. Já em 2011, ampliou seu repertório literário com Expedição VAZ Canadá e Meu Mundo Pelo Retrovisor, obras que equilibram a narrativa de aventura com reflexões existenciais. São publicações que consolidam seu nome como referência no gênero de viagens e mototurismo.
Mais recentemente, em 2023, Bozoka lançou o livro A Viagem Impossível: De Fortaleza para a Antártica de Moto, onde narra a experiência de uma jornada que parecia inalcançável. O livro, também lançado com apoio da BMW Haus Motors, reafirma seu estilo único: histórias que se movem no limite entre o risco e a poesia da estrada. A partir dessa vivência, Bozoka mistura relatos de jornadas extremas, reflexões pessoais e orientações sobre segurança no trânsito.
Mais notícias
BANCO CENTRAL

























