Museu da Fotografia Fortaleza recebe a exposição “Bob Wolfenson: Retratos”

Por Admin - Em 05/10/2019 às 12:39 AM

Uma das referências nacionais como retratista, Bob Wolfenson aterrissa na capital cearense para abrir nova exposição no Museu da Fotografia Fortaleza. Neste sábado (5/10), o consagrado e versátil artista fará um passeio pelos seus quase 50 anos de carreira, mostrando parte de sua trajetória em “Bob Wolfenson: Retratos”.

Com seu olhar que transcende, Wolfenson é responsável por algumas das imagens mais marcantes da iconografia brasileira recente. Na abertura em Fortalezao, o fotógrafo fará um talk a partir das 10h no auditório do MFF, seguido de visita guiada pela mostra. A exposição conta com a curadoria do gestor cultural Rodrigo Villela e assistência do documentarista Fábio Furtado.

Transitando por várias disciplinas e fases da fotografia, a mostra compreende e mistura diferentes núcleos: personalidades da cultura, do esporte, da política e da moda, com fotos produzidas para editoriais ou por iniciativa do fotógrafo. Entre os retratados, nomes como Caetano Veloso, Hélio Oiticica, Fernanda Montenegro, Malu Mader, Sônia Braga,  Gisele Bündchen, Taís Araújo, Marília Gabriela, Lázaro Ramos, Camila Pitanga, Anitta, Laerte, Zé Celso, Lula, Fernando Henrique Cardoso, Paulo Maluf, Eduardo Suplicy e Pelé fazem parte de seu arsenal.

A exposição traz mais de 150 imagens icônicas, várias delas ainda inéditas, feitos pelo fotógrafo ao longo dos anos. “Partimos de uma seleção inicial de mais de mil fotografias até chegarmos ao conjunto que apresentamos aqui na exposição. Foi um trabalho árduo, mas extremamente prazeroso”, comenta o curador. Fica a dica para uma programação cultural deste sábado!

Ah, ia esquecendo! O paulistano iniciou sua carreira no mundo por trás das lentes ainda muito jovem, como assistente do fotógrafo publicitário Chico Albuquerque. Aos 28 anos, mudou-se para nova York, onde trabalhou para o norte-americano Bill King. Após uma temporada de um ano e meio nos Estados Unidos, voltou ao Brasil. A experiência com King deu-lhe renome e Bob foi chamado para fazer trabalhos para importantes jornais e revistas do País.

Alguns de seus trabalhos foram colocados em oito livros. O último, lançado em 2017, leva o nome do fotógrafo e reúne 58 personalidades femininas. Entre elas, as modelos Gisele Bundchen e Luiza Brunet, e a atriz Taís Araújo. A exposição, portanto, é uma compilação de sua rica trajetória.

 

Bob Wolfenson

Foto: Reprodução 

Mais notícias

Ver tudo de Notas