Inclusão

Museu da Fotografia leva a exposição ”Na Ponta dos Dedos” para a reitoria da UECE

Por Gabriela - Em 31/05/2022 às 11:34 AM

Na Ponta Dos Dedos (3)

Na Ponta Dos Dedos (3)

A cultura e a educação andam de mãos dadas para tornar a arte iconográfica acessível. Com fotografias narradas, é possível democratizar a cultura e abraçar a inclusão através do toque. É sobre essas inter-relações que se trata a mostra ‘Na Ponta Dos Dedos’, realizada pelo Museu da Fotografia Fortaleza na reitoria da Universidade Estadual do Ceará (UECE) de 1 a 3 de junho, no Campus Itaperi. 

A exposição que abre portas a partir das 14h, conta com 20 obras produzidas durante a formação em fotografia para cegos e pessoas com baixa visão e conduz o espectador a enxergar a imagem por meio tátil. Entre as ferramentas utilizadas, está a audiodescrição, que torna a representação gráfica uma arte democrática e acessível. 

A mostra é fruto da parceria entre o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), UECE, UFC e a Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC). O projeto obteve 20 obras produzidas durante a formação em fotografia para cegos e pessoas com baixa visão, ministrada em 2019, pelo MFF junto com o Projeto Fotografia Tátil do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC. 

Em paralelo, a exposição, às 14h, a UECE realiza o seminário “Artes, inclusão e acessibilidade”, tendo como palestrantes: Klístenes Braga, pesquisador e consultor em acessibilidade; Vera Lúcia Santiago, Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo e Pesquisadora Nível 2 do CNPq; Rebeca Barroso, mestranda em Linguística Aplicada e Keli Pereira, coordenadora do núcleo educativo do MFF. 

O seminário e a exposição compõem a programação semestral do Grupo de Pesquisa – IARTEH, do PPGE/UECE e objetiva refletir sobre acessibilidade e inclusão na apreciação e produção artística. O evento será aberto a educadores, estudantes, artistas e demais interessados, com inscrições no Instagram oficial do MFF (@museudafotografiafortaleza). 

Mais notícias

Ver tudo de Notas