Museu da Fotografia recebe um dos artistas brasileiros mais expressivos de fotopintura
Por Admin - Em 10/05/2017 às 12:31 PM
O Museu da Fotografia Fortaleza recebe, neste sábado (13), um dos artistas brasileiros mais expressivos no uso da técnica de fotopintura. Dono do Áureo Studio, em Fortaleza, Mestre Júlio Santos aprendeu o ofîcio com seu pai, Didi, ainda nos anos 60.
Ele começou a explorar o processo tradicional, com tintas e pinceis e, no começo dos anos 2000, passou utilizar técnicas digitais, sobretudo o Photoshop, para retocar e mesmo recriar registros, alguns muito afetados pela passagem do tempo.
Sua vocação, habilidade técnica, o vasto conhecimento químico e histórico da fotografia e, sobretudo, seu amor em ampliar e preservar a memória afetiva sobre os retratos fazem do Mestre Júlio Santos uma referência na arte da fotopintura.
Arte hoje quase perdida, a fotopintura foi muito difundida até a metade do século XX, para fazer com que as fotografias em preto e branco parecessem mais reais. Chegou a ser ‘moda’ nos álbuns de famílias nos anos 1950. Ao contrário da fotografia tradicional, a fotopintura não se pauta na retratação fiel – não é espelho.
O fotopintor é um (programa) Photoshop ambulante e nascido nos confins da própria foto. Com a fotopintura, o fotografado pode ter cores, sorrisos e amores que não se viam na imagem fixa tradicional.
.jpg)
Silvio Frota
Foto: Balada IN
Serviço:
Workshop fotopintura com Mestre Júlio
Data: 13 de maio (sábado)
Hora: 13 às 17 horas
Local: Museu da Fotografia Fortaleza.
End: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota
Mais notícias
Circuito Baiano

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)



























