Cultura e lazer

Museu da Imagem e do Som realiza programação especial de férias para crianças e adolescentes

Por Viviane Ferreira - Em 03/07/2023 às 3:24 PM

L1420793 768x512

.

O Museu da Imagem e do Som do Ceará realiza de 1º a 29 de julho a programação especial “Férias no MIS”, com diversas atividades lúdicas e educativas voltadas para crianças, jovens e suas famílias. As atividades programadas contemplam diferentes faixas etárias e são todas gratuitas.

Confira abaixo a programação completa do Férias no MIS:

– Visita mediada: Brincar de fazer chover

“Brincar de fazer chover” propõe traçar diálogos com a obra “Ontem Choveu no Futuro”, de Batman Zavareze, a partir do ato de brincar. Ao brincar, as crianças expõem seus sentimentos, aprendem, constroem, exploram, pensam, sentem, reinventam e se movimentam. Esta mediação cria ferramentas para fruição e reflexão com a obra enquanto propõe e acolhe outros modos de ocupar o espaço expositivo de um museu. Um convite ao movimento, a inventividade e a extrapolação dos sentidos. A condução é da educadora do MIS Francisca Silva. A atividade acontecerá dia 1º de julho (sábado), às 13h, na sala imersiva (andar -2 do Anexo). Podem se inscrever crianças de 6 a 10 anos (acompanhadas de responsável). São ofertadas 15 vagas e as inscrições serão feitas por ordem de chegada a partir de 12h na recepção do Anexo.

– Vem brincar no MIS: Brincadeiras de todos os tempos

Nos dias 2 (domingo) e 6 (quinta) de julho, a ação “Brincadeiras de todos os tempos” vai possibilitar que as crianças de hoje entrem em contato com brincadeiras que eram famosas talvez na infância de seus pais, como amarelinha, elástico, pula corda, pedrinha, estátua, bolas de gude e pega varetas. As atividades propostas buscam estimular a sociabilização, a vivência do corpo e o controle do movimento. Podem participar crianças de até 12 anos. Não tem limite de vagas, nem necessidade de inscrição. “Brincadeiras de todos os tempos” acontecerá de 15h às 18h, na praça do MIS, e será conduzida pelos educadores Carol Rodrigues, Viviane Lima, Romã e Sam Célio.

– Oficina: Faz teu som

O objetivo da oficina é buscar inserir os participantes em um lugar comum entre o fazer manual e a obtenção de sonoridades diversas, a partir da confecção de instrumentos sonoros por meio do manejo e transformação de materiais recicláveis, como garrafas pets, varetas, latas, caixas, balões. Além disso, partindo dos materiais utilizados, serão discutidos temas como reuso de materiais, reciclagem e sustentabilidade. A condução será dos educadores do MIS Alisson Freitas e Carol Rodrigues. A oficina acontece dia 5 de julho (quarta-feira), na sala multiuso (andar -1 do Anexo) e serão ofertadas duas sessões, cada uma com 15 vagas: uma pela manhã, de 10h às 11h30, e outra na parte da tarde, de 15h a 16h30. Podem participar crianças de 8 a 12 anos.

– Oficina: Brinquedos ópticos – produção de óculos 3D

A oficina se propõe a inserir os participantes nos primeiros experimentos de ilusão de ótica que deram origem ao cinema 3D, a partir da montagem manual do próprio estereoscópio – primeiro instrumento criado para visualizar imagens tridimensionais – e, a partir disso, pensar nas diversas técnicas de brincar com a imagem e a ilusão. Cada participante deverá dispor de um aparelho celular. Conduzida pela educadora do MIS Nair Beatriz, a oficina acontece na sala multiuso (andar -1 do Anexo) e será ofertada nos dias 7 (sexta) e 27 (quinta) de julho, em duas sessões, cada uma com 15 vagas: uma pela manhã, de 10h às 11h30, e outra na parte da tarde, de 15h a 16h30. Podem participar crianças a partir de 6 anos.

– Oficina: Pantomima – Teatro físico de referência chapliniana

Com Apolo Alves, o Chaplin Cearense

A oficina nasce a partir da pesquisa do artista de rua Apolo, o Chaplin Cearense, que atua há treze anos em Fortaleza, ocupando os mais variados espaços. A atividade aborda a pantomima, tendo como referência o universo do cinema mudo e a obra chapliniana, fazendo um mergulho na pesquisa do corpo cênico-performático e composição da cena mímica.

Além de apresentar referência, a oficina propõe um experimento cênico. Apolo foi um dos artistas participantes da primeira edição do Ateliê de Criação do Museu da Imagem e do Som do Ceará. A oficina acontece dia 9 de julho (domingo), de 14h às 18h, na sala multiuso (andar -1 do Anexo) e na praça do MIS. Serão ofertadas 20 vagas, por ordem de chegada. Não há restrição de idade ou exigência de experiência anterior. A oficina é destinada tanto para pessoas que tenham interesse em saber mais sobre a obra de Chaplin, como para artistas iniciantes e profissionais que tenham interesse em pesquisar e experimentar possibilidades de criação com abordagem mímica/pantomima.

– Vem brincar no MIS: Caça ao tesouro

Como forma de levar a história do MIS e do Casarão para o público infantil, essa atividade foi pensada para aliar conceitos de memória, patrimônio cultural material e imaterial através de uma caça ao tesouro. Por meio de informações, charadas e pistas baseadas na história do MIS, de seu acervo, e sobre imagem e som, os participantes irão seguir diferentes percursos. O objetivo é despertar a consciência histórica e refletir sobre a importância de salvaguardar a cultura local. A atividade será realizada dia 15 de julho (sábado), de 16h às 17h30, no Casarão do MIS. Serão ofertadas 15 vagas e poderão participar crianças a partir de 6 anos. A ação será conduzida pelos educadores do MIS Alisson Freitas, Carol Rodrigues, Sam Célio e Romã.

– Ação educativa: Video mapping no Casarão

A proposta consiste em oferecer aos participantes a experiência de “pintar” a fachada do Casarão de forma virtual, por meio de video mapping, ou projeção mapeada. Os participantes experimentarão a possibilidade de aliar desenhos, imagens e texturas à tecnologia, por meio das quais irão expressar suas vivências e impressões do museu. Os desenhos realizados em papel serão digitalizados e projetados na fachada para o público durante a atividade. A ação acontecerá dia 16 de julho (domingo), de 16h às 19h30, na praça do MIS, e será conduzida pelos educadores do MIS Yan Belém, Viviane Lima, Carol Rodrigues e Garu Pirani.

– Mediação: Explorando paisagens sonoras

O percurso de mediação é uma oportunidade para as crianças explorarem e experimentarem o mundo dos sons no ambiente do Museu da Imagem e do Som. Nesta atividade interativa, as crianças serão convidadas a criar e brincar com paisagens sonoras, desenvolvendo sua imaginação, habilidades de escuta e percepção auditiva. A atividade tem como objetivo estimular a consciência sensorial e despertar a curiosidade em relação aos sons ao nosso redor, a partir de estímulos sonoros que serão utilizados na atividade e com a realização de desenhos livres estimulados pelas sonorizações. A atividade será realizada nos dias 12 e 19 de julho (quarta), em duas sessões: 10h e 15h. Podem participar crianças de 10 a 13 anos. A mediação será dos educadores do MIS Alisson Freitas e Nágila Gonçalves.

– Oficina: Filmes-carta: arquivos de memória e esquecimento

Esta oficina propõe-se a pensar os processos de montagem de um filme a partir das correspondências audiovisuais, aquilo que denominamos “filme-carta”, em que pode vir a ser uma provocação, uma ausência e a saudade ou a presença e o afeto. A atividade buscará construir planos e sequências através daquilo que se sente ao olhar para uma fotografia antiga, ler uma carta, ouvir uma música ou pensar em alguém ou algo. Por isso, o fio condutor serão os arquivos de memória, e a partir deles, serão abordadas identidades, histórias, memórias e esquecimentos. A proposta é que a turma possa se engajar coletivamente para a construção de um ou mais filmes. A oficina, a ser ministrada pela educadora do MIS Elen Andrade, acontecerá ao longo de quatro encontros, nos dias 13, 14, 20 e 21 de julho (quintas e sextas), de 15h às 17h30, na sala multiuso (andar -1 do Anexo). Os trabalhos finais serão expostos no telão do MIS no dia 29 de julho (sábado), das 18h às 19h. Serão ofertadas 15 vagas para adolescentes a partir de 15 anos.

– Oficina: Contos do Olhar

Esta oficina propõe a apreciação e análise de fotografias da exposição “Era Prata, agora é Pixel” (em cartaz no andar -1 do Anexo), integrantes da coleção do fotógrafo cearense Maurício Albano, especialmente as produzidas no contexto de sua participação no Centro de Referência Cultural do Estado (CERES) e do acervo doado pelo próprio autor. Os participantes serão convidados a estimular sua percepção estética e sua criatividade, através da produção de um texto escrito (narrativa), baseado na observação e apropriação das imagens trabalhadas. A oficina acontecerá nos dias 19 e 26 de julho (quarta), de 15h às 17h, na sala multiuso (andar -1 do Anexo). Serão ofertadas 15 vagas para crianças e jovens a partir de 12 anos, e as inscrições serão por ordem de chegada a partir de 14h. A condução será de Hitalo Pandit.

– Oficina: Grafismo, pintura expandida e projeção

A oficina propõe difundir a importância do grafismo e do gesto da pincelada com guache mais aguada dentro da nossa identidade cultural, perpassando pelo seu surgimento, estética e técnicas utilizadas no processo criativo, aliando com a tecnologia digital. A atividade ocorrerá na sala imersiva (andar -2 do Anexo), dialogando com a obra “Ontem Choveu no Futuro”, de Batman Zavareze, relatando os traços e técnicas na produção da arte visual. Os participantes irão produzir uma tela coletiva em Kraft e produzirão com técnica de gesto uma animação em stop motion, estreitando relação com a exposição “Laboratório dos Sentidos”, localizada no Casarão do MIS. A oficina acontecerá nos dias 8 (sábado) e 23 (domingo) de julho, de 15h às 17h, e serão ofertadas 20 vagas para crianças a partir de 7 anos. As inscrições serão por ordem de chegada a partir das 14h. A condução será de Karoline Vinuto (educadora do MIS) e Amanda Oliveira (educadora da Pinacoteca do Ceará).

– Oficina: A fotografia de Maurício Albano para a produção de Zines

Esta oficina propõe, por meio do compartilhamento de saberes sobre processos criativos com técnicas de colagem, a produção de zines a partir do exercício de olhar para o acervo de fotografias do Maurício Albano, presente no MIS. Além de proporcionar discussões sobre produções coletivas em zines, abordando seus aspectos históricos, estruturais e filosóficos, serão explorados também os potenciais artísticos, comunicacionais e educacionais desse tipo de publicação, a fim de contar novas histórias através das imagens de pessoas e paisagens produzidas pelo fotógrafo cearense.

A oficina de zines utilizará as técnicas da colagem, do stencil e da criação literária, onde as imagens e as palavras serão trabalhadas como linguagens principais do processo coletivo de criação. O ponto de partida será a exposição “Era Prata agora é Pixel” (em cartaz no andar -1 do Anexo), que servirá como inspiração para a turma. Serão abordadas a importância da preservação e valorização dessas imagens, as histórias que elas contam e sobretudo a mudança que é possível observar nas paisagens e nas práticas culturais.

A oficina acontecerá nos dias 22 (sábado) e 28 (sexta) de julho, de 15h às 18h, na sala multiuso (andar -1 do Anexo). Serão ofertadas 15 vagas para adolescentes a partir de 13 anos. A condução será das educadoras do MIS Elen Andrade, Laura Montenegro e Nágila Gonçalves.

– Oficina: Construindo paraquedas coloridos

A atividade pretende promover uma vivência onde as crianças serão levadas a exercitar o corpo, a criatividade e o sonho na criação de um novo corpo e de paraquedas coloridos para sustentar o encanto. Serão propostos exercícios corporais para a criação de um novo corpo, um corpo onírico, onde poderão trazer elementos da fauna e/ou flora para compor seus corpos.

Após esse exercício lúdico, será iniciada uma atividade de pintura facial, a partir dos disparadores que virão do exercício anterior. Após isso, com seus novos corpos oníricos, será proposto um exercício lúdico de segurar o céu e os astros, através de ações diversas como cantar, dançar, girar, etc. A intenção é guiar os participantes por uma reflexão da importância de viver em estado de encantamento, e de como cultivar sonhos e gestos que possibilitem novas possibilidades de criar e sentir os mundos. A oficina acontecerá dia 26 de julho (quarta), de 16h às 18h, na sala imersiva (andar -2 do Anexo). Serão ofertadas 15 vagas para crianças de 6 a 9 anos. A condução será da educadora do MIS Romã.

SERVIÇO:

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ

Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.

Funcionamento:

Quarta e quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30.

Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30.

Entrada: gratuita.

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas