Homenagem

Nailde Pinheiro receberá a Medalha da Abolição. Saiba sua trajetória!

Por Admin - Em 21/03/2022 às 3:53 PM

Nailde Pinheiro 1

Nailde Pinheiro

Protagonismo, determinação e ótima capacidade de dialogar. Essas são algumas das características que marcam a história da desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Ela, que será uma das nove personalidades agraciadas com a Medalha da Abolição no próximo dia 25 de março (sexta-feira), trilhou caminhos que a levam a posições de muito destaque na sociedade.

História

Nascida na região do Cariri cearense, Nailde percebeu logo cedo que desafios podem ser transformados em conquistas. Ainda criança, ela precisou sair de sua cidade, Aurora, para concluir seus estudos em Fortaleza. A educação recebida foi tão inspiradora que a deu vontade de ensinar. O sonho foi realizado quando ela deu aulas para as séries iniciais do Colégio Agapito dos Santos.

Entretanto, foi na faculdade de Direito, cursada na Universidade Federal do Ceará (UFC), que Nailde encontrou seu propósito de vida. Após graduada e aprovada no concurso do TJCE, a magistrada passou a dedicar sua vida para se aproximar e ajudar as pessoas no exercício de sua atividade profissional. “Olhar o outro como irmão, estender sempre a mão e se colocar no lugar da outra”, frisa a desembargadora.

Nailde ingressou na magistratura cearense no ano de 1986 e chegou a atuar nas comarcas de Marco, Jucás, e até voltar a Fortaleza. Em 2009, foi empossada como desembargadora do TJCE. Desde então, tornou-se referência na condução de momentos importantes para a sociedade cearense. Um destaque foi o período em que esteve como presidente do Tribunal Regional Eleitoral (2017-2019), quando foi responsável por comandar as eleições de 2018, marcada pelo combate a notícias falsas.

Em fevereiro de 2021, já no contexto da pandemia de covid-19, Nailde Pinheiro foi empossada como presidente do TJCE até o final de 2023. Atualmente, sua gestão à frente da Justiça Estadual é definida pelo lema “Transformação digital aliada à humanização”. Seu trabalho procura trazer práticas de inovações para a gestão e valorização das pessoas.

Mais notícias

Ver tudo de Notas