Nirez realiza palestra sobre seu acervo na Caixa Cultural
Por Admin - Em 25/03/2017 às 8:28 AM
O jornalista, historiógrafo, memorialista e colecionador Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez, realiza hoje, às 16 horas, uma palestra na Caixa Cultural Fortaleza para falar sobre sua trajetória e parte de seu rico acervo que foi selecionada para a exposição “Arquivo Nirez” em cartaz no local.
Com a curadoria do próprio Nirez e Weaver Lima, a mostra reúne fotografias antigas da capital cearense, máquinas, discos de cera e de vinil, além de peças raras de imagem e som. Todos os artigos são de seu museu particular que, há mais de 50 anos, é mantido e disponibilizado ao público na residência do colecionador. Algumas das peças serão expostas pela primeira vez fora da casa dele.
São mais de 200 itens, selecionados dentre os mais de 140 mil que compõem o acervo do museu. As fotos expostas retratam Fortaleza dos primeiros anos do Século XX, numa seleção feita entre as mais de 30 mil imagens presentes no museu de Nirez.
Merece destaque a coleção de gravações em 78 rotações (discos de cera), considerada uma das maiores do país em gravações brasileiras. A mostra conta com os mais curiosos discos, selecionados dentre os mais de 22 mil constantes no museu, que contemplam todas as fases da produção musical de 1902 a 1964.
Sobre Nirez – Miguel Ângelo de Azevedo é jornalista, historiógrafo, memorialista e colecionador. Começou a colecionar discos de 78 RPM nos anos 1950, possuindo uma das mais importantes discotecas especializadas do país. Soma-se aos discos uma grande coleção de livros especializados sobre MPB. É dele também o mais importante acervo de fotografias da capital cearense.

Nirez
Foto: Divulgação
Mais notícias
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

























