DOMINGO DE RAMOS

No Vaticano, Papa Leão XIV abre a Semana Santa com pedido de paz e fraternidade entre os povos

Por Jussara Beserra - Em 29/03/2026 às 12:28 PM

Domingo de Ramos marca início da Semana Santa com mensagem do Papa - Fotos: Vatican Media

Domingo de Ramos marca início da Semana Santa com mensagem do Papa – Fotos: Vatican Media

A missa de Domingo de Ramos reuniu cerca de 40 mil fiéis na Praça São Pedro neste domingo (29) e marcou o início da Semana Santa no Vaticano. A celebração recordou a entrada de Jesus em Jerusalém, com a tradicional bênção dos ramos e procissão solene, conduzindo a liturgia que antecede os dias centrais do calendário cristão.

Durante a homilia, o Papa Leão XIV apresentou Cristo como Rei da paz e associou o caminho da cruz às dores da humanidade atual. Segundo o Pontífice, ao acompanhar Jesus, os fiéis são convidados a reconhecer os “crucificados de hoje” nas vítimas da violência, da exclusão e, sobretudo, das guerras.

Ao destacar a entrada em Jerusalém montado em um jumento, e não em um cavalo de guerra, o Papa apontou a mansidão como sinal de um poder que não se impõe pela força. “Enquanto Jesus percorre o caminho da cruz, coloquemo-nos atrás d’Ele, sigamos os seus passos. Caminhando com Ele, contemplemos a sua paixão pela humanidade”, afirmou.

Leão XIV também reforçou que a fé não pode ser instrumentalizada para justificar conflitos armados. Segundo ele, Deus rejeita a violência e não acolhe orações que sustentam a guerra, lembrando que Cristo continua a clamar, a partir da cruz, pela fraternidade entre os povos.

Ao encerrar, o Pontífice confiou à Maria o sofrimento das vítimas contemporâneas e evocou o bispo italiano Tonino Bello, conhecido pela defesa da paz, em um apelo por esperança diante das injustiças e da violência. A mensagem abre a Semana Santa com um posicionamento que desloca a liturgia para o debate moral sobre os conflitos do presente.

Confira!

Mais notícias

Ver tudo de Notas