The Donn ’23 Edition
Novo ranking mundial de destilados focado nos mercados asiáticos eleva whiskey irlandês superpremium
Por Julia Fernandes Fraga - Em 08/12/2025 às 12:28 PM

Garrafa de The Donn ’23 Edition, da Craft Irish Whiskey Company, primeiro colocado. Foto: Craft Irish Whiskey
O The Donn ’23 Edition, da Craft Irish Whiskey Company, foi eleito o single malt número 1 na estreia do Asia Spirits Ratings, que avaliou centenas de destilados com critérios que vão além do sabor, incluindo preço, embalagem e desempenho no varejo — fatores que reforçam seu potencial nos mercados asiáticos.
A competição, lançada no início do outono no hemisfério norte, prometeu “alinhar excelência em destilados com desempenho comercial real”. Para isso, jurados formados por varejistas, importadores e compradores consideraram excelência, equilíbrio, caráter e valor geral ao conceder prêmios em 11 categorias.
Segundo Sid Patel, CEO do ASR e da Beverage Trade Network, a missão do grupo é “ajudar marcas a entrar e crescer na Ásia construindo confiança do consumidor, oferecendo validação no varejo e proporcionando exposição a compradores qualificados do trade”. O foco mira o crescimento dos mercados de Tailândia, Vietnã, Coreia do Sul, Japão, Cingapura e China.
Sabor irlandês que está ganhando o mundo
Entre os uísques avaliados pelo ASR, o The Donn ‘23 Edition recebeu a maior honraria. O single malt em graduação de barril passou por maturação em barris de bourbon, tawny port, carvalho húngaro e xerez PX, resultando em notas de crème brûlée, frutas vermelhas, melaço e mocha, com 46,15% ABV e cor mogno em decanter afunilado.
O resultado reforça seu histórico: foi o melhor uísque irlandês do mundo no Global Spirits Masters de 2023 e o Single Malt Irish Whiskey do Ano no USA Spirits Ratings. De produção limitada e vendido a cerca de US$ 350 (R$ 1.850), ainda é raro fora da Irlanda e do Reino Unido.
O desempenho contribui para o avanço do setor irlandês superpremium, que cresceu 1.874% nos EUA desde 2003. Os resultados do ASR apontam que os mercados asiáticos podem seguir movimento semelhante.
Mais notícias
90 MIL TONELADAS

























