O dilema da Petrobras

Por Admin - Em 19/12/2013 às 9:51 AM

A Petrobras comunicou a primeira descoberta de uma acumulação de petróleo em águas profundas da Bacia Potiguar, na sua porção localizada no Estado do Rio Grande do Norte.

Entretanto, a companhia está num dilema, como não saiu política de precificação dos combustíveis, suas refinarias estão trabalhando com 95% da capacidade, algumas chegando a 99%, o que pode gerar problemas, como o que ocorreu na Repar – Refinaria do Paraná, responsável por 12% do refino.

A dependência é grande da importação de derivados de petróleo, principalmente, gasolina e diesel. No 3T13 o prejuízo com abastecimento atingiu R$ 5,5 bilhões. Nesse mesmo período o dólar médio e o preço dos derivados estavam mais altos do que a média do 4T13. Porém, mesmo com o ajuste de preços de combustíveis no início do mês, a parada da Repar, o câmbio e a defasagem de combustíveis deverão gerar um prejuízo na parte de abastecimento na casa de R$ 5,3 bilhões.

Isso deixa o mercado apreensivo e receoso para o ano de 2014, pois difícil acreditar que a presidente Dilma irá autorizar novos reajustes em um ano eleitoral, salvo em casos extremos de falta de caixa para a empresa.

E agora o dilema “quanto mais petróleo eu encontro, menos caixa terei”

Na conta política, a petrolifera vem sendo cobrada fortemente por investimentos na implantação de novas refinarias, como é o caso da Premium II, no Ceará

Cid Gomes, Graca Foster

Cid Gomes e Graça Foster

Foto: Arquivo Balada In

Mais notícias

Ver tudo de Notas